Carrefour pretende abrir capital no Brasil em 2015 | Diário Regional

Carrefour pretende abrir capital no Brasil em 2015

09/03/2014 7:30
Print Friendly

O Carrefour pode buscar uma oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) no Brasil em 2015, afirmou o presidente-executivo da segunda maior rede varejista do mundo, Georges Plassat. O executivo destacou, contudo, que não há decisão por enquanto.

Durante a apresentação de resultados da companhia na última semana, o executivo afirmou que a companhia também avalia abrir o capital do negócio brasileiro para um investidor local. Em ambos os casos, afirmou Plassat, o Carrefour iria manter o controle da operação.

A companhia divulgou aumento nos lucros, com o trabalho investido na reestruturação das operações na França começando a surtir resultado. O Carrefour também afirmou que irá gastar mais neste ano para reviver seus hipermercados na Europa e se expandir na China e no Brasil.

A empresa disse que o lucro operacional no ano passado subiu 5,3%, ligeiramente acima do esperado, para 2,238 bilhões de euros (US$ 3,1 bilhões), impulsionado por uma melhoria acentuada da rentabilidade no mercado doméstico, bem como por um crescimento robusto na América Latina, a despeito do desempenho de Espanha, Itália e Ásia ter permanecido fraco.

O Carrefour informou que sua margem operacional na França, responsável por 47% da receita da companhia, subiu para 3,4% das vendas, ajudando a elevar a margem do grupo para 3%, ante 2,6% em 2012, mas em um percentual ainda inferior aos 4,9% alcançados pelo rival francês de menor parte Casino, que controla o Grupo Pão de Açúcar, maior varejista do Brasil.

Na América Latina, o Carrefour registrou crescimento orgânico de vendas de 12,3%, comparado com 12,5% em 2012. Segundo a companhia, houve melhora da rentabilidade na região, com aceleração a partir do segundo semestre.

Chamando o desempenho no Brasil de “excelente” em todos os formatos, o Carrefour afirmou que os hipermercados no país continuaram a melhorar sua performance, enquanto a rede de atacarejo Atacadão consolidou sua liderança, encerrando o ano com quase 100 lojas no país.

O grupo francês informou que vai investir entre 2,4 bilhões e 2,5 bilhões de euros para renovar e expandir lojas este ano, acima dos 2,2 bilhões de euros de 2013.

Sivignon afirmou que o Carrefour vai continuar a renovar lojas na França, Brasil, Itália e Espanha em 2014, enquanto expande sua rede na China e no Brasil.

Palavras-chave:


Comente esta matéria


Atenção! O comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do Diário Regional. Comentários discriminatórios ( contra raça, sexualidade, cor, crença e outros) , que violem a lei, a moral e os bons costumes poderão ser denunciados pelos internautas , removidos ou não publicados pela redação.
%d blogueiros gostam disto: