Barbalho é o mais faltoso e Tiririca um dos mais assíduos, revela pesquisa | Diário Regional

Barbalho é o mais faltoso e Tiririca um dos mais assíduos, revela pesquisa

09/03/2014 7:30
Print Friendly, PDF & Email

Jader teve 46 faltas, sendo 37 delas justificadas. Foto: ArquivoPesquisa mostra que o índice de comparecimento dos parlamentares em 2013 foi praticamente o mesmo do ano anterior, quando as atividades no Congresso foram prejudicadas pelas eleições municipais. Os dados são do site Congresso em Foco, que realizou o levantamento com base em números da Câmara e do Senado divulgados até janeiro de 2014.

De acordo com a pesquisa, cerca de 85% dos parlamentares participaram das 119 sessões plenárias no Senado. Apesar dos altos índices de presença, parlamentares de ambas as Casas registraram elevado número de ausências. No Senado, por exemplo, aumentou o número de justificativas passando de 78%, em 2012, para 88% no ano passado. Na Câmara, os deputados aumentaram o índice de faltas que deixaram sem explicação: de 8% para 10% do total.

No Senado, o ranking dos mais faltosos, pelo segundo ano consecutivo, é liderado pelo senador Jader Barbalho (PMDB-PA). De acordo com a pesquisa, Jader deixou de comparecer cerca de 38,6% das 119 sessões da Casa. Foram 46 faltas, sendo 37 delas justificadas. Na Câmara, e, primeiro lugar, está o deputado Marcelo Aguiar (DEM-SP) que não compareceu a mais de 60% das sessões.

Na contramão, 29 deputados não registraram nenhuma ausência na Câmara no ano passado. Desde que assumiram o mandato em 2011, seis deputados ainda não tiveram nenhuma ausência, segundo a pesquisa. São eles: Alexandre Leite (DEM-SP), Lincoln Portela (PR-MG), Manato (SDD-ES), Pedro Chaves (PMDB-GO), Reguffe (PDT-DF) e Tiririca (PR-SP).

Palavras-chave:


Comente esta matéria


Atenção! O comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do Diário Regional. Comentários discriminatórios ( contra raça, sexualidade, cor, crença e outros) , que violem a lei, a moral e os bons costumes poderão ser denunciados pelos internautas , removidos ou não publicados pela redação.
%d blogueiros gostam disto: