Timão se recupera ao optar por novatos | Diário Regional

Timão se recupera ao optar por novatos

07/03/2014 12:00
Print Friendly, PDF & Email

“Veterano”, o volante Guilherme, 22 anos, defende o Corinthians há um ano e meio - Foto: Rodrigo Coca/Agência CorinthiansO Corinthians viveu enorme turbulência neste ano, com seis jogos sem vitórias, quatro derrotas consecutivas e violenta invasão de torcedores ao seu centro de treinamento. Curiosamente, a recuperação no Campeonato Paulista e o clima de tranquilidade não foram conseguidas com jogadores experientes ou que conhecem bastante o clube. Na atual sequência de quatro vitórias seguidas e seis partidas de invencibilidade, ganharam espaço atletas mais jovens ou que chegaram há pouco tempo.

O time titular que goleou o Linense na quarta-feira, por exemplo, possui média de idade de 24,4 anos. No fim do Campeonato Brasileiro do ano passado, foi de 27,8 anos. A escalação campeã mundial em dezembro de 2012 tinha média de 29 anos. “A equipe é um pouco velha e a gente precisa ter um revezamento no grupo”, afirmou o ex-capitão Paulo André, em agosto de 2013.

Ele próprio, de 30 anos, deixou o clube no mês passado. O lateral direito Alessandro se aposentou em dezembro, aos 34. O meia Douglas, 32, também foi embora. Os atacantes Emerson, 35, e mais recentemente Guerrero, 30, ficaram afastados devido a problemas médicos. O meio-campista Danilo, 34, virou reserva. Por causa de lesões, o lateral esquerdo Fábio Santos, 28, não joga desde o ano passado.

O titular mais velho tem sido o recém-chegado Jadson, 30. Vêm atuando outros novatos no clube, como os laterais Fagner, 26, e Uendel, 25; o volante Bruno Henrique, 24; e o meia-atacante Luciano, 20.
Veterano mesmo em assuntos corintianos, só o goleiro Cássio e o volante Ralf. Os zagueiros Gil, 26, e Cléber, 23, foram contratados no ano passado. O volante Guilherme, 22, defende o Corinthians há cerca de uma temporada e meia.

Frio na barriga

A renovação do time exige comportamentos diferentes. “Isso é normal, fui garoto também. Quer dizer, ainda sou”, afirmou Guilherme à reportagem. “Tem que correr, se dedicar. A responsabilidade é muito grande. Dá um frio na barriga, porque a gente joga com Pacaembu lotado, precisa ter personalidade. Existe pouco tempo para se entrosar, mas a equipe está melhorando.”

Com a ascensão de novos atletas, como Zé Paulo, 19, e Luciano, Guilherme acaba sendo um dos mais velhos a orientá-los, repetindo o acolhimento que recebeu antes. “Diziam para eu jogar tranquilo, fazer o que vinha fazendo no meu ex-clube, no caso a Portuguesa. Falavam que estariam do meu lado, mesmo que eu errasse”, contou Guilherme.

Em 12 partidas neste ano, 25 jogadores já foram escalados por Mano Menezes como titulares ao menos uma vez, o que dá a ideia das várias mudanças na equipe. Dois desse atletas, Paulo André e o volante/lateral Edenílson, já saíram do clube.

Guerrero treina com bola, e Romarinho vira dúvida

O Corinthians reconhece a necessidade de poupar o centroavante Guerrero. Porém, o atacante pode ser a novidade da equipe domingo, contra o São Paulo. O peruano tinha inflamação no joelho direito, mas treinou com bola ontem (6). “Até precisamos tomar cuidado porque, se depender do jogador, vai (para o campo) mesmo. Porém, o prazo (de recuperação) era de sete dias, já passou. Tem treinado sem dor. Se continuar assim estará liberado”, disse o médico Júlio Stancati.

Se Guerrero é a surpresa, Romarinho se tornou dúvida. Sofreu edema na coxa esquerda na goleada sobre o Linense, quarta-feira. Deverá ser poupado do treino de hoje. “É um edema leve, mas se responder mal e estiver com dor… Achamos que deve jogar, mas vamos esperar”, explicou.

Se Romarinho não puder jogar, o técnico Mano Menezes ganha mais um problema. O meia Jadson só poderá enfrentar o ex-clube no domingo se a equipe alvinegra pagar multa de R$ 1 milhão, o que não deve ocorrer.



Comente esta matéria


Atenção! O comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do Diário Regional. Comentários discriminatórios ( contra raça, sexualidade, cor, crença e outros) , que violem a lei, a moral e os bons costumes poderão ser denunciados pelos internautas , removidos ou não publicados pela redação.
%d blogueiros gostam disto: