Declaração de IR por celular tem falhas no 1º dia | Diário Regional

Declaração de IR por celular tem falhas no 1º dia

07/03/2014 8:48
Print Friendly

BRASÍLIA – No primeiro dia de envio das declarações do Imposto de Renda, o aplicativo m-IRPF – que permite ao contribuinte fazer sua declaração em smartphones ou tablets – não funcionou completamente no sistema Android e ainda não havia sido liberado pela Apple. Com isso, ontem (6) não foi possível preencher e enviar a declaração por meio de iPhones ou iPads.

A Receita informou, por meio da assessoria, que fez todo o processo para o aplicativo estar no ar e que o atraso é responsabilidade da Apple. O órgão diz estar “monitorando” a situação, mas não tem previsão de quando será possível fazer a declaração por meio dos dispositivos da empresa. A recomendação é que o contribuinte entre em contato com a Apple para verificar quando o programa estará disponível.

O aplicativo estava disponível também para dispositivos com o sistema operacional Android, do Google. Porém, em teste feito pela reportagem em tablet com sistema Android, o m-IRPF também teve problemas. Quando o contribuinte tentava preencher o campo do título de eleitor, o aplicativo acrescentava automaticamente um zero à esquerda.

Não é possível apagar o algarismo e, ao tentar prosseguir, o contribuinte recebe uma mensagem de que o número do documento está errado. Sobre a falha, a empresa divulgou nota dizendo que “oferece a plataforma para a distribuição dos aplicativos, que é a loja Google Play. Questionamentos sobre o funcionamento dos apps devem ser feitos diretamente aos desenvolvedores”. A Receita, responsável pelo desenvolvimento do aplicativo, não comentou.

Este ano, a Receita ampliou as possibilidades de envio de informações pelos dispositivos móveis, permitindo que sejam declarados dívidas e rendimentos recebidos de pessoas físicas. Cerca de 90% dos 27 milhões de contribuintes esperados para este ano estarão elegíveis a prestar contas com o Fisco usando smartphones e tablets.



Comente esta matéria


Atenção! O comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do Diário Regional. Comentários discriminatórios ( contra raça, sexualidade, cor, crença e outros) , que violem a lei, a moral e os bons costumes poderão ser denunciados pelos internautas , removidos ou não publicados pela redação.
%d blogueiros gostam disto: