Árbitro diz que foi alvo de racismo em jogo do Gauchão | Diário Regional

Árbitro diz que foi alvo de racismo em jogo do Gauchão

07/03/2014 8:09
Print Friendly

Chagas afirma que foi xingado de “macaco” por torcedores - Foto: ArquivoPORTO ALEGRE – Um árbitro do Rio Grande do Sul afirma que foi alvo de manifestações racistas por parte de torcedores em uma partida do Campeonato Gaúcho quarta-feira (5) à noite. Márcio Chagas da Silva apitou o jogo entre Esportivo e Veranópolis, em Bento Gonçalves, na serra gaúcha, e registrou ocorrência em uma delegacia relatando as ofensas que recebeu.

Chagas afirma que foi xingado de “macaco” por torcedores do Esportivo quando saía e voltava do vestiário e que bananas foram deixadas em seu carro. Também diz que o veículo foi amassado e riscado. “Era um pessoal que estava nas arquibancadas e desceu até o alambrado. Diziam que negro é escória”, relatou.

O árbitro também incluiu o relato sobre o ocorrido na súmula da partida, o que pode gerar punições ao Esportivo, mandante do jogo. O clube venceu o Veranópolis por 3 a 2. A Federação Gaúcha de Futebol (FGF) informou que a Procuradoria do Tribunal de Justiça Desportiva do Estado aguarda detalhes da súmula e que deverá oferecer denúncia sobre o caso.

A direção do Esportivo disse que desconhece que tenha havido ofensas durante a partida de quarta-feira. Se os insultos forem confirmados, afirma, tentará identificar os responsáveis. O vice-presidente jurídico do clube, Rodrigo Terra, negou que os danos ao veículo tenham ocorrido no estacionamento do estádio Montanha dos Vinhedos. Terra afirma que o espaço é fechado e que só os árbitros e um delegado tinham acesso ao local.

O árbitro, porém, afirma que tem testemunhas do estado em que o veículo estava ao final da partida e que até jogadores do Esportivo pediram desculpas quando souberam do ocorrido. Márcio Chagas da Silva é árbitro desde 1999, faz parte do quadro de aspirantes à Fifa e foi eleito o melhor do Campeonato Gaúcho de 2013.



Comente esta matéria


Atenção! O comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do Diário Regional. Comentários discriminatórios ( contra raça, sexualidade, cor, crença e outros) , que violem a lei, a moral e os bons costumes poderão ser denunciados pelos internautas , removidos ou não publicados pela redação.
%d blogueiros gostam disto: