Economistas reduzem previsão para taxa Selic no fim de 2014 | Diário Regional

Economistas reduzem previsão para taxa Selic no fim de 2014

06/03/2014 8:00
Print Friendly

BRASÍLIA – As apostas de que o Banco Central possa encerrar o ciclo de aumento dos juros ou promover no máximo mais uma alta da taxa básica (Selic) em abril ganharam força na semana passada.

Pela primeira vez desde julho, os economistas consultados na pesquisa Focus reviram para baixo a previsão para a Selic no fim de 2014, que caiu de 11,25% para 11,13% ao ano.

O número significa que metade dos analistas espera estabilidade ou mais um aumento de 0,25 ponto porcentual ainda este ano. A outra metade prevê pelo menos mais duas altas da taxa.

Na semana passada, o comitê reduziu o ritmo de alta dos juros, ao elevar a Selic de 10,50% para 10,75% ao ano. Esse aumento de 0,25 ponto porcentual foi antecedido por seis altas de 0,50 ponto porcentual.

Os dados da pesquisa também mostram que os analistas nunca estiveram tão divididos em relação às ações futuras do BC.

No fim de dezembro, por exemplo, mais de 50% dos analistas tinham praticamente a mesma expectativa para os juros nos 12 meses seguintes. Agora, nenhuma previsão para o que vai acontecer até fevereiro do próximo ano consegue reunir mais que 20% dos economistas consultados.

A pesquisa da semana passada trouxe pequena melhora na projeção para o crescimento da economia, que passou de 1,67% para 1,70%, após o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) de 2013 ter vindo melhor que o esperado.

A projeção de inflação segue em 6%, estimativa que se manteve praticamente inalterada nos últimos dois meses.
A projeção para o superavit das contas públicas continua em 1,4% do PIB, abaixo da meta anunciada pelo governo em fevereiro, de 1,9%.

 



Comente esta matéria


Atenção! O comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do Diário Regional. Comentários discriminatórios ( contra raça, sexualidade, cor, crença e outros) , que violem a lei, a moral e os bons costumes poderão ser denunciados pelos internautas , removidos ou não publicados pela redação.
%d blogueiros gostam disto: