Escola de ciclismo atrai adultos em Diadema | Diário Regional

Escola de ciclismo atrai adultos em Diadema

02/03/2014 4:49
Print Friendly

Aulas incluem sinalização e segurança no trânsito - Foto: Ebely Laurindo especial para o DRDIADEMA – Na década de 1970, uma fabricante de calças jeans fez sucesso com o jingle “liberdade é uma calça velha, azul e desbotada”. Mas se alguém perguntar para moradora de Diadema Aparecida Capello Mando, 67 anos, o que é liberdade, vai ouvir: “é andar de bicicleta”. A aposentada é um dos 160 alunos da Escola de Ciclismo, que funciona desde o dia 6 de janeiro, das 9h às 17 horas. A atividade é uma parceria entre a prefeitura, a Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude e a Federação Paulista de Ciclismo.

“Sempre quis saber andar de bicicleta, mas nunca tive uma. Quando criança, só ganhava bonecas. Bicicleta era só para meu irmão, para o menino. Agora vou ficar mais independente, vou ao mercado, dar uma volta, passear. As mulheres de hoje em dia talvez não saibam o valor dessa independência, porque sempre tiveram”, afirmou.

A terapeuta holística Maria da Conceição Vieira lembra que na infância chegou a andar de bicicleta com rodinhas, mas depois disso não conseguiu mais. “Me sentia muito frustrada. Tive um pouco de medo no começo, mas superei. Em dez dias já estava conseguindo andar. Por enquanto vai ser apenas um lazer, mas assim que tiver mais confiança, vou usar também como meio de transporte”, prometeu.

Maria da Conceição Martins Caçador, 62 anos, também tinha o sonho de aprender a andar de bicicleta. Foi adiando com o passar dos anos, mas assim que viu as faixas divulgando a escola, fez sua matrícula. “Não é fácil. A gente sente muito medo de cair. Porém, o método que os instrutores usam para nos ensinar é muito bom, então estou confiante. Vou aos poucos, até ter total equilíbrio”, declarou.

As aulas acontecem nos períodos da manhã e da tarde. Das 9h às 12 horas são ministrados conceitos teóricos sobre ciclismo e sinalização de trânsito no Clube Mané Garrincha (rua dos Cariris, 195, Piraporinha), onde também estão sendo feitas as inscrições. Das 14h às 17 horas são dadas as aulas práticas no Estádio Padre Anchieta (rua Dona Ida Cerati Magrini, 645, Piraporinha).

Mais informações sobre a escola de ciclismo podem ser obtidas pelo telefone 4067-3007, no Clube Mané Garrincha, rua Cariris, 195, Piraporinha, em Diadema.

 



Comente esta matéria


Atenção! O comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do Diário Regional. Comentários discriminatórios ( contra raça, sexualidade, cor, crença e outros) , que violem a lei, a moral e os bons costumes poderão ser denunciados pelos internautas , removidos ou não publicados pela redação.
%d blogueiros gostam disto: