Ataque a agentes de vacinação mata dez; Taleban anuncia cessar-fogo | Diário Regional

Ataque a agentes de vacinação mata dez; Taleban anuncia cessar-fogo

02/03/2014 4:14
Print Friendly

SÃO PAULO – Pelo menos dez pessoas, uma delas criança, morreram hoje em um ataque contra veículos que transportavam militares que escoltavam uma equipe de vacinação antipólio no noroeste do Paquistão. O ataque contra os agentes de saúde é comum no país e ocorreu nas primeiras horas da manhã de hoje. De acordo com o jornal “Dawn”, um membro do governo local, Nasir Khan, afirmou que um grupo de homens desconhecidos lançou bombas contra os veículos e começou a disparar contra o comboio no distrito de Jamrud, na província de Khyber-Pakhtunkhwa.

Outras sete pessoas teriam ficado feridas no atentado, a maioria em estado crítico. Apesar dos talebans não reivindicarem a ação, grupos próximos a eles e com base no cinturão tribal fronteiriço com o Afeganistão começaram a realizar ataques armados contra os trabalhadores médicos em 2012. Os fundamentalistas alegam que a campanha contra a pólio faz parte de um complô ocidental para esterilizar os muçulmanos e que os responsáveis pela vacinação seriam espiões a serviço da CIA.

Infecções

Após registrar 57 casos em 2012, o número de infecções no Paquistão se elevou para 91 no ano passado, números que situam o país como líder da classificação de países com maior incidência desta dolência. No início do mês, a OMS (Organização Mundial da Saúde) descreveu a cidade de Peshawar, capital de Khyber-Pakhtunkhwa, como a principal reserva mundial do vírus da poliomielite.

O braço paquistanês do movimento radical islâmico Taleban anunciou hoje por meio de um porta-voz um cessar-fogo de um mês. O objetivo de trégua, afirmou, é viabilizar a negociação de um acordo de paz com o governo do Paquistão. O porta-voz Shahidullah Shahid afirmou em um comunicado enviado à mídia que todas as unidades já receberam ordens para implementar o cessar-fogo.

As negociações entre Islamad e os insurgentes para tentar colocar um fim a sete anos de conflito foram suspensas há quase duas semanas. O Taleban paquistanês tenta derrubar o governo e estabelecer sua própria administração linha-dura há alguns anos.



Comente esta matéria


Atenção! O comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do Diário Regional. Comentários discriminatórios ( contra raça, sexualidade, cor, crença e outros) , que violem a lei, a moral e os bons costumes poderão ser denunciados pelos internautas , removidos ou não publicados pela redação.
%d blogueiros gostam disto: