José Dirceu deixará presídio até março de 2015; data pode cair para 2014 | Diário Regional

José Dirceu deixará presídio até março de 2015; data pode cair para 2014

28/02/2014 10:21
Print Friendly, PDF & Email

SÃO PAULO – Sem a condenação por quadrilha, derrubada pelo STF ontem(27), a pena do ex-ministro José Dirceu continuará inferior a oito anos, deixando que ele permaneça no regime semiaberto de prisão. Com os benefícios disponíveis para a redução de pena nesse regime, é possível que Dirceu deixe o complexo da Papuda e migre ao regime aberto ainda neste ano, após cumprir dez meses de prisão.

Isso dependerá da autorização judicial para trabalhar, já solicitada, e da capacidade do ex-ministro de gerenciar seu tempo entre o eventual trabalho durante o dia, estudos e leitura de livros.

Condenado a sete anos e 11 meses de prisão, Dirceu pode pedir a chamada progressão de regime após cumprir um sexto de sua pena 1 ano e 4 meses, em março de 2015. Seguiria, assim, ao regime aberto, quando só é preciso dormir numa Casa do Albergado. Há grande chance também de ele passar a cumprir pena em casa, como acontece na maioria dos casos, por falta de albergues.

Se trabalhar, Dirceu descontará um dia de pena para cada três de atividade; se estudar, abaterá, também a cada três dias, mais um de sua pena. Por fim, outros quatro dias podem ser descontados por mês se o preso ler um livro e escrever uma resenha sobre ele para provar a leitura e interpretação próprias.



Comente esta matéria


Atenção! O comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do Diário Regional. Comentários discriminatórios ( contra raça, sexualidade, cor, crença e outros) , que violem a lei, a moral e os bons costumes poderão ser denunciados pelos internautas , removidos ou não publicados pela redação.
%d blogueiros gostam disto: