Escolas de samba do ABC entram na avenida neste fim de semana | Diário Regional

Escolas de samba do ABC entram na avenida neste fim de semana

28/02/2014 9:58
Print Friendly

Mesmo em ano de Copa do Mundo no Brasil, o Carnaval tem seu espaço garantido. E as duas paixões nacionais estarão unidas nos desfiles das escolas de samba de Santo André, que serão realizados nos 1º e 2 de março, a partir das 20 horas, na avenida Firestone, bairro Casa Branca, com entrada gratuita. O campeonato mundial é o pano de fundo para a decoração da avenida e divulgação do evento. A temática das escolas, como sempre, é livre.

No primeiro dia, o bloco Gaviões da Fiel entra na passarela do Carnaval às 20h15, seguido pelo bloco Fúria Andreense. Na sequência, entram as escolas do grupo B (Centreville, Asa Branca, Beleza Pura, Palmares e Império do Parque Novo Oratório). No domingo (2), a partir das 19h10, os desfiles do grupo A terão Pantera Negra, Cidade São Jorge, Leões do Vale, Ocara Clube, Tradição de Ouro, Lírios de Ouro, Seci e Mocidade Fantástica de Vila Alice.

O Carnaval de Santo André é organizado pela Prefeitura em parceria com a União das Escolas de Samba de Santo André (Uesa). A apuração será realizada no dia 5 de março (quarta-feira de cinzas), a partir das 14 horas, no ginásio Noêmia Assumpção, no bairro Camilópolis.

Instalações e segurança

Para acomodar os visitantes, será montada arquibancada, com capacidade para cinco mil pessoas, ao longo da passarela do samba de 600 metros organizada na avenida Firestone. Haverá praça de alimentação com 20 barracas e opções como lanches, pastéis, doces e bebidas. Sessenta e seis banheiros químicos estarão à disposição dos foliões.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) terá um posto médico no local, além de duas ambulâncias, sendo uma viatura de suporte avançado (UTI/Unidade de Terapia Intensiva) e uma de suporte básico. No total, a equipe será composta por oito pessoas: um médico, dois enfermeiros, três auxiliares de enfermagem e dois motoristas. Serão distribuídos 10 mil preservativos por dia.

O esquema de segurança envolverá 120 policiais militares e 60 seguranças particulares, além de guardas municipais. No total, 25 fiscais da Craisa (Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André) atuarão na fiscalização de ambulantes. Como dica aos foliões, a organização alerta que não será permitida entrada de materiais como guarda-chuvas, garrafas de vidro e latas, a fim de evitar acidentes.

São tantos carnavais

A Prefeitura de Diadema organizou uma bonita festa para a população de Diadema se divertir no Carnaval/2014. Além do show da sambista Eliana de Lima, haverá apresentação das baterias das escolas de samba e matinê para as crianças. Até 1992, somente blocos carnavalescos desfilavam, a maioria criados na década de 80 e embriões das atuais escolas. A partir de 1993 é que começaram os desfiles das escolas.

A escola que obteve mais títulos da história do Carnaval de Diadema foi a Unidos do Serraria, que ganhou o primeiro Carnaval em 1993 e obteve mais quatro títulos no Grupo 1, o último em 2009, quando fez um desfile em homenagem ao compositor Pixinguinha. Em 2012, a Unidos do Serraria ganhou o 1º lugar no Grupo 2.

Em segundo lugar, como campeã dos carnavais de Diadema, vem a Estopim da Fiel Torcida, que ganhou os carnavais de 2002, 2006 e 2012 no Grupo 1 e os carnavais de 2001 e 2011 no Grupo 2. Como campeã do Grupo 1, em 2012, a Estopim mostrou na avenida a história do Ronaldo Fenômeno.

Com três vitórias na carreira, a escola Raposa do Campanário foi campeã do Grupo 2 em 2003 e em 2005 foi a campeã do grupo único. Em 2007, sagrou-se campeã do Carnaval no Grupo 1. A Unidos da Vila Nogueira sagrou-se bicampeã, ganhando os carnavais de 1999 e 2000 no Grupo 1 e no ano anterior, em 1998, havia sido campeã do Grupo 2.

A comunidade do bairro Eldorado, costumava desfilar na GRCES Império do Eldorado, que ganhara o segundo Carnaval realizado na cidade, em 1995, e desfilou até 2004. Porém, 2005, foi fundada a Eldorado Estação do Samba, que realizou seu primeiro desfile em 2007. Em 2009, a agremiação subiu para o Grupo 1, sagrando-se campeã em 2011.

Modelo regionalizado e projetos sociais

O Carnaval de Mauá, que já foi considerado o segundo melhor do Estado, perdendo apenas para a Capital, foi retomado este ano pela Prefeitura Municipal e pela União das Escolas de Samba de Mauá (Uesma). Segundo o secretário de Cultura, Esportes e Lazer, Waldir Luiz, “o Carnaval de Mauá voltou e vai reconquistar sua tradição de ser um dos melhores do Estado de São Paulo, mas, desta vez, em novo modelo, com o envolvimento das comunidades durante o ano inteiro”.

Em 2014, o Carnaval terá desfiles regionalizados, localizados na área de cada agremiação. “Esse novo modelo é extremamente democrático e sinaliza que o governo está comprometido com a promoção da tradição, arte e cultura”, garantiu o prefeito Donisete Braga. Haverá uma média de 300 integrantes em cada uma das 11 escolas de samba de Mauá, nos quatro dias de folia. É projeto da Secretaria de Cultura, futuramente, retomar o desfile coletivo.

A ideia que surgiu das próprias comunidades tem o objetivo de realizar cursos técnicos ao longo do ano, como corte e costura, soldador, moda, eletricidade, reciclagem de materiais, além de Ética, Cidadania, História e Geografia. A iniciativa pretende aprimorar o conhecimento e utilizá-lo para qualificar ainda mais os desfiles. “Os alunos serão moradores das regiões onde estão localizadas as escolas de samba. Se uma comunidade tiver uma oficina de corte e costura, os integrantes das diferentes agremiações participarão das aulas”, explicou Waldir Luiz.

Sábado – 1º de Março

16h às 18h – GRES Beira Rio – Avenida Armando Sales de Oliveira – Parque São Vicente
19h às 21h – GRES Imperatriz – Rua Havana – Parque das Américas

Domingo – 2 de Março

14h às 19 – GRES Nova Era / GRES São João / GRES União da Vila / GRES Camisa Azul e Branco – Avenida Barão de Mauá

Segunda-feira – 3 de Março

15h às 17h – GRES Dragões da Nova Mauá – Estrada da Adutora do Rio Claro – Vila Nova Mauá

Terça-feira – 4 de Março

15h às 18h – GRES Ordem e Progresso / GRES Tradição da Unidos – Avenida Castelo Branco – Jardim Zaíra.

Bloco Eureca leva alegria às ruas de São Bernardo

O tradicional Bloco de Carnaval EURECA, organizado pelo Projeto Meninos e Meninas de Rua (PMMR), chega à sua 23ª edição e promete, mais uma vez tomar as ruas do centro de São Bernardo, para espalhar muita alegria, força e sensibilizar a sociedade para as questões relacionadas à garantia de direitos para a infância e juventude.

Tendo como tema “EURECA e A Copa do Mundo”, uma bem humorada reflexão sobre a realização da Copa do Mundo no Brasil, o Bloco contará com cerca de dois mil foliões, um número recorde de participantes, organizados em um desfile que pretende discutir alternativas para que o futebol possa ser realizado de uma forma mais cooperativa, mais humanizada e não apenas competitiva.

O desfile do Bloco ocorrerá hoje (28), às 14h, com saída da rua Jurubatuba 1610, sede do Projeto Meninos e Meninas de Rua, percorrendo as ruas: Tenente Sales, Marechal Deodoro até a Praça Santa Filomena, encerrando por volta das 17h00, em um ato público na Praça Santa Filomena.

Dez escolas de samba passarão pela avenida Aldino Pinotti

Em S.Bernardo, a Aldino Pinotti será a passarela do samba - Foto: Luis Moura/Estadão ConteúdoDez agremiações dos Grupos I, II e pleiteantes passarão pela passarela do samba na avenida Aldino Pinotti. A entrada é gratuita. O tema deste ano, São Bernardo do Campo com a Bola Toda, remete à Copa do Mundo que ocorre no Brasil, em junho.

A abertura será amanhã (1º), às 18h, e contará com a apresentação do bloco de afoxé Omo Ayie Sele. Já os desfiles terão início às 20h30, com a apresentação da pleiteante Acadêmicos de Vila Baeta Neves e da escola de samba 3ª Idade Brilha São Bernardo, do Grupo II.

No domingo, as oito agremiações do Grupo I adentram o palco do samba na seguinte ordem: Império do Samba de Vila Vivaldi, Unidos de Vila Rosa, Mocidade Alegre de São Leopoldo, União das Vilas, Renascente de São Bernardo, Estação Primeira de Baeta Neves, Camisa Vermelha e Branca e Acadêmicos de Vila Vivaldi.

Cada escola dos Grupos I e II terá entre 35 e 50 minutos para atravessar a avenida. Já o tempo para a pleiteante será de 25 a 40 minutos. A apuração das notas está marcada para a terça-feira (4), às 15h, no Centro Esportivo Prefeito Geraldo Faria Rodrigues (Baetão), que fica na rua Dona Júlia César Ferreira, 270.

Com o samba-enredo “Um canto para a África – o esplendor de uma raça”, a Mocidade Alegre de São Leopoldo, do bairro Jordanópolis, sagrou-se a grande campeã do Grupo 1 em 2013. Foi o sexto título seguido da escola. A União das Vilas ficou com o vice-campeonato.



Comente esta matéria


Atenção! O comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do Diário Regional. Comentários discriminatórios ( contra raça, sexualidade, cor, crença e outros) , que violem a lei, a moral e os bons costumes poderão ser denunciados pelos internautas , removidos ou não publicados pela redação.
%d blogueiros gostam disto: