PT abre espaço para Zacarias na Comissão de Justiça e Redação em Santo André | Diário Regional

PT abre espaço para Zacarias na Comissão de Justiça e Redação em Santo André

27/02/2014 15:16
Print Friendly

Zacarias: “houve bom senso para que os trabalhos desta Casa sejam  mais democráticos” - Foto: Eberly Laurindo/Especial para o DRO vereador Luiz Zacarias (PTB) conseguiu espaço na comissão permanente mais importante da Câmara de Santo André; a de Justiça e Redação. O governista Antonio Rodrigues da Silva, o Tonho Lagoa (PRP), abriu mão da vaga em acordo com as lideranças da Casa, consolidado na terça-feira (25). Todas as propostas apresentadas no Legislativo são analisadas por esse grupo, que deve verificar a constitucionalidade das iniciativas.

Presidida por Luiz Alberto (PT) desde o começo de fevereiro, a comissão também conta com Bispo Ronaldo de Castro (PRB). “Houve bom senso para que as ações e trabalhos dentro desta Casa sejam mais democráticos”, disse Zacarias, que comandou o grupo durante o exercício de 2013.

A oposição chegou a cogitar que o grupo ficaria enfraquecido e perderia credibilidade com a primeira composição, formada por três vereadores de primeiro mandato. Líder da bancada petista, Eduardo Leite (PT) afirmou que o argumento evidencia preconceito. “Todos os vereadores aqui contam com a assessoria jurídica da Casa e também do próprio gabinete”, pontuou. Alberto é presidente interino por ser mais velho – tem 52 anos – , já que é necessário votação para que se consolide no cargo.

A sessão de escolha dos membros das sete comissões fixas causou pequeno mal estar na Câmara em fevereiro e, em protesto, vereadores da oposição se retiraram do plenário para impedir a votação. Assim, o vereador José Montoro Filho,o Montorinho (PT) presidiu a sessão no lugar de Donizeti Pereira (PV) e nomeou apenas governistas para as comissões. Além de Zacarias, Almir Cicote (PSB), Edson Sardano (PTB), Roberto Rautenberg (PTB) ficaram em comissões com menor expressão.

Os petistas, no entanto, alegam que a atitude foi uma espécie de troco em relação a 2013, quando todas as comissões relevantes ficaram sem a participação de governistas. No entanto, a proporção de oposicionistas continua a mesma do ano passado, com cinco entre os 21 cargos nas comissões. Sendo o que mudou foi a presidência dos grupos estratégicos: Redação e Justiça e Finanças e Orçamento. As composições têm validade de um ano, segundo o regimento interno do Legislativo.

SANTO ANDRÉ
Confira a composição das comissões da Câmara

Justiça e Redação
Luiz Alberto (PT) – presidente
Luiz Zacarias (PTB)
Ronaldo de Castro (PRB)

Finanças e Orçamento
Toninho de Jesus (SDD) – presidente
Cosmo do Gás (PDT)
José de Araújo (PMDB)

Desenvolvimento Urbano
Montorinho (PT) – presidente
Marcos Pinchiari (Pros)
Luiz Zacarias (PTB)

Educação e Cultura
Bete Siraque (PT) – presidente
Toninho de Jesus (SDD)
Edson Sardano (PTB)

Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social
Roberto Rautenbeng (PTB) – presidente
Almir Cicote (PSB)
Bete Siraque

Saúde, Saneamento Básico, Ecologia e Meio Ambiente
Marcos Pinchiari (Pros) – presidente
Eduardo Leite (PT)
Sargento Juliano (PMDB)

Segurança Pública
Toninho de Jesus (SDD) – presidente
Luiz Alberto (PT)
Edson Sardano (PTB)



Comente esta matéria


Atenção! O comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do Diário Regional. Comentários discriminatórios ( contra raça, sexualidade, cor, crença e outros) , que violem a lei, a moral e os bons costumes poderão ser denunciados pelos internautas , removidos ou não publicados pela redação.
%d blogueiros gostam disto: