Polícia Militar e Guarda Municipal farão ronda integrada em Diadema | Diário Regional

Polícia Militar e Guarda Municipal farão ronda integrada em Diadema

25/02/2014 10:21
Print Friendly, PDF & Email

Michels cumprimenta integrantes da Guarda durante evento na Praça da Moça - Foto: DivulgaçãoA Prefeitura de Diadema lançou ontem (24), em parceria com a Polícia Militar (PM), o programa Ronda Cidadã. Sob o slogan A Guarda Civil mais perto da população, a cidade terá revezamento da ronda da Guarda Civil Municipal em 14 pontos do município com apoio da PM. “Em todos os bairros a GCM vai ficar com a Ronda Cidadã. A PM também fará ronda, mas a GCM estará em pontos fixos”, explicou o prefeito Lauro Michels (PV). Para dar início às operações do programa que integra as corporações, GCM e PM se apresentaram na Praça da Moça.

Segundo o secretário de Defesa Social, Eduardo José Félix de Oliveira, pro meio das estatísticas criminais foram mapeados 28 pontos na cidade, mas inicialmente as corporações vão trabalhar com 14. “Também teremos apoio da Polícia Civil. Hoje firmamos esse apoio. Serão 18 viaturas nas ruas fazendo fiscalização e investigações. A GCM está dando as mãos à PM e à Polícia Civil”, completou Michels.

O prefeito destacou que as operações terão o custo de cerca de R$ 30 mil por mês, pelas horas extras que serão pagas aos guardas. “O investimento total é muito mais que isso. Faremos esse investimento até que os índices comecem a baixar em Diadema”, destacou o prefeito, lembrando que cada corporação fará seu trabalho específico, já que a GCM não ter o poder de prisão. “Cada um na sua função. A PM é parceira, dentro na nossa competência faremos o possível”, disse o tenente coronel Marcel Lacerda Soffner, comandante do 24º Batalhão da Polícia Militar de Diadema.

Mais viaturas

Michels e autoridades; início do programa contou com apresentação na Praça da Moça - Foto: DivulgaçãoMichels ressaltou, também, que desde dezembro do ano passado a GCM conta com mais dez viaturas do modelo Gol 1.6 e mais 6 Motos de 650 cilindradas da marca BMW, cujos motociclistas acabaram de ser formados para apoiar as rondas dos equipamentos municipais. Segundo o secretário de Defesa Social, o efetivo da GCM ainda está abaixo de 50%, já que o ideal é são 500 homens contra os atuais 240 guardas. Para este ano será feita a contratação de mais 40 guardas e Oliveira acredita que será possível chegar a 350 GCMs até o final do mandato de Michels.

“O cidadão terá a facilidade de chegar na GCM, comunicar e assim vai passar para a PM. Vai ser menos difícil pegar um meliante pelas redondezas desses pontos críticos”, indicou o prefeito. Oliveira definiu o programa como uma forma de aproximação da CGM com a comunidade e explicou que as equipes irão se revezar nos pontos durante o dia. “A comunidade não quer saber se é PM, GCM ou Polícia Civil. A população quer ter uma viatura próxima”, destacou o secretário.



9 Comentários

  • Combate ao crime

    Eh Edilene na verdade nao sabemos as coordenações do comandante que poe a frente a segurança publica, e continua os assaltos e presenciei alguns (isso mesmo, alguns em minha regiao), soh que esta aumentando cada dia e isso nao tem efeito nenhum, soh um alerta com fim de ano temos que redobrar a nossa propria segurança, de que jeito? andando com poucos documentos, dinheiro, bolsas se possivel a mais velha possivel ao entrar na residencia verificar se tem alguem proximo, principalmente a pé, relogio etc… infelizmente tem que ser assim acreditando que um dia isso diminua significamente porque acabar me desculpe JAMAIS..QUE DEUS ABENÇÕE A TODOS E OS PROTEJA…

  • EDILENE M S

    e estou indignada todo final de semana minha rua vira um inferno,tenho uns vizinhos que não respeita o sono dos outros começam com o som do carro ligagado logo cedo e vai ate uma, duas, hors da manha, eu tenho um amigo que trabalha na guarda municipal cometei com ele a situação ele então mim deu um numero para que eu ligase.então eu ligo eles atendem mas vim fazer a ronda que é BOM nada. Eu trabalho em comércio então é dificio eu fogar um final de semana.AJUDA AI POR FAVOR.obrigada

  • Combate ao crime

    Voltando ao assunto essas motos cedidas a corporação GCM, ainda nao vi nenhuma em ronda, e os veiculos de apoios nao vejo fazendo ronda tbm, isto eh contenção de despesas (combustivel)?, os assaltos continuam na regiao e proximos, na minha rua onde moro, estou a 4 anos nunca vi passar uma GCM, nao fico 24horas na porta, pq trabalho fora, mas militar e civil ja vi de passagem, tudo proximo uns 500mts da praça da moça, para nao dizem que moro em um buraco, que teria tbm q ser vigiado e protegido, la pros lados da estrada alvarenga e soh desovas e veiculos abandonados de assaltos… Sem mais…

  • Combate ao crime

    Verdade, passei tbm no concurso e estou noaguardo e nada pergunto aos GCM’s que passam na regiao e dizem que nem tem previsão e dizem que nao tem nada previsto para este ano, isto ta parecendo ano eletoral nao? soh vai ficar na labia tbm. Estou com esta materia e enviarei a secretaria da prefeitura para saber a respeito, ate o final do ano antes das eleições publicarei esta materia caso nao tenha nenhuma resposta referente a promessa do nosso prefeito, isto e outras coisas a população nao ficara contente em saber que ficara nas promessas, contamos com mudanças e tera nossos apoios diante da verdade e as responsabilidades prometidas…

  • cedetario

    nem parece que ele ta tao preucupado assim passei no utimo concurso da gcm ai so chamaram 70 homens ate agora tem mais de 2 anos ja

  • Combate ao crime

    ISSO AEW, TEMOS QUE POR ORDEM NA CASA (CIDADE) NAO OS DEIXAREM TOMAR CONTA DOS CIDADAOS, ROUBANDO, FURTANDO, SUBTRAINDO E VIOLENTANDO, TODOS SABEMOS OS PONTOS MAIS CRITICOS DAS REGIOES SOH FALTAM ORDEM PARA INIBIR E REPREENDER ESSES MARGINAIS E OS QUEESTAO COMEÇANDO NO CRIME, A POLICIA NAO PODE SER DIFERENCIADA NAO UMA DA OUTRA AS PRISOES TEM Q ACONTECEDER E TER O TOTAL APOIO DA CORPORAÇÃO, LOGO ESTAREI FAZENDO PARTE DESTE GRUPO PARA COMBATER O CRIME. DIFICIL VER UMA VIATURA NA REGIAO, MORO E RODO TODO DIA E MUTAS VEZES NAO VEJO TANTO PARADA COMO FAZENDO RONDA, QDO VEJO NO DIA TODO UMA PASSANDO SOH NAS PROXIMIDADES DO CENTRO. ESTAMOS JUNTOS “COMBATE AO CRIME”

  • Eric L. T.

    A prisão em flagrante efetuada pela Guarda Municipal é legal por ser ato de proteção à segurança social.

  • Cidadão honesto

    COMO DISSE O PREFEITO::: POLICIAIS, SANGUE NO ZÓIO pra nos defender.

    Precisamos de policiais com sangue no zóio pra mostrar pra estes lixos, vagabundos, párias da sociedade, que quem é de bem merece respeito. O trabalhador, cidadão honesto, merece respeito, e vagabundo, ladrão, têm que comer capim, COMER CAPIM PELA RAÍZ!!!!! lá nos quintos….

  • Cidadão honesto

    PÔ,,,,,, PASSOU DA HORA DE FAZER ISTO.

    Quero só ver se vai ter mesmo polícia nas redondezas da av. são josé, aquele lugar tá um inferno. A bandidagem do jd. Miriam, pantanal, guacurí, vem roubar os cidadãos honestos desta região. Têm que meter bala neles!! A ROTA é quem precisa fazer uma limpeza por aqui!!!

Comente esta matéria


Atenção! O comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do Diário Regional. Comentários discriminatórios ( contra raça, sexualidade, cor, crença e outros) , que violem a lei, a moral e os bons costumes poderão ser denunciados pelos internautas , removidos ou não publicados pela redação.
%d blogueiros gostam disto: