Papa dá título de cardeal a dom Orani na presença de Bento 16 | Diário Regional

Papa dá título de cardeal a dom Orani na presença de Bento 16

23/02/2014 8:00
Print Friendly

Dezenove arcebispos receberam título de cardeal. Foto: Ichiro Guerra/PRSob a presença de dois papas, Francisco e o emérito Bento 16, o arcebispo do Rio, dom Orani Tempesta, 63, recebeu ontem o título de cardeal, uma espécie de pelotão de elite da Igreja Católica. A cerimônia durou pouco mais de uma hora e foi surpreendida pela chegada de Bento 16, que há um ano renunciou ao pontificado.

Ao chegar, o papa emérito foi aplaudido de pé. Francisco se dirigiu a ele por duas vezes para cumprimentá-lo na primeira fila, perto de onde ficou a presidente Dilma Rousseff e parte de sua comitiva. Foi a primeira vez que Francisco e Bento 16 estiveram juntos em celebração na Basílica de São Pedro desde a mudança de posto, em 2013.

O encontro deles no Consistório, nome da cerimônia de hoje, chama a atenção porque o evento simbolizava passo político importante de Francisco à frente da Igreja. Além de dom Orani, outros 18 arcebispos receberam das mãos do pontífice o título de cardeal.

Ao virar cardeal, o arcebispo do Rio recebeu das mãos do pontífice o título da Igreja de Santa Maria Mãe da Providência, em Roma, seguindo a tradição de que cada cardeal dirige simbolicamente uma igreja romana, além de o anel, o solidéu e o barrete, o chapéu vermelho dos cardeais.

Conhecidos como “príncipes da Igreja”, os cardeais são os principais auxiliares do papa na condução da fé católica e formam o conclave, colégio que o elege. “Me sinto com uma responsabilidade a mais”, disse dom Orani após a celebração. “É sempre uma emoção, ainda mais porque o papa me deu esse título”, afirmou.

Ao fim da cerimônia, Dilma comentou rapidamente com a reportagem o que achou. “Eu gostei muito e você? Foi uma solenidade muito bonita”, disse. Vestida de preto, a presidente chegou com alguns ministros e o ministro do STF José Antonio Dias Toffoli.

Palavras-chave:


Comente esta matéria


Atenção! O comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do Diário Regional. Comentários discriminatórios ( contra raça, sexualidade, cor, crença e outros) , que violem a lei, a moral e os bons costumes poderão ser denunciados pelos internautas , removidos ou não publicados pela redação.
%d blogueiros gostam disto: