Pró-reitores da UFABC visitam Escola Preparatória em Mauá | Diário Regional

Pró-reitores da UFABC visitam Escola Preparatória em Mauá

22/02/2014 13:34
Print Friendly

Pró-reitores elogiam instalações e acessibilidade da unidade de ensino - Foto: DivulgaçãoRepresentantes da Universidade Federal do ABC (UFABC) foram recebidos pela coordenadora da Escola Preparatória de Mauá, Elisete Ventura, e pelos coordenadores da Secretaria de Educação, Diana Maria de Morais e Rubens Alves Ferreira, para conhecerem a unidade localizada à rua General Osório, 75, no Centro.

Os pró-reitores de Extensão, Daniel Pansarelli, e de Planejamento, Vitor Marchetti, e os coordenadores do projeto EPUFABC, professor doutor Leonardo José Steil, e pedagógica, Lilian Menezes, visitaram todas as instalações da escola, inaugurada em 13 de junho do ano passado. A visita também teve o objetivo de fortalecer a relação entre Prefeitura e UFABC e verificar possibilidades de ampliação do uso do espaço.

A unidade está recebendo novos equipamentos e adequações, para acolher melhor a segunda turma, com 240 novos alunos, do curso preparatório para o Exame Nacional de Avaliação do Ensino Médio (ENEM). As aulas iniciam em 12 de março, nos períodos vespertino e noturno, com 120 estudantes cada.

O espaço foi aprovado pelos visitantes que consideraram a possibilidade de ampliar sua utilização, inclusive para outros cursos de extensão à comunidade, promovidos pela UFABC. “O modelo de cursos curtos, em módulos, é fácil de articular. Mauá está um passo à frente de outras cidades na questão das instalações”, observou o pró-reitor de Extensão.

Universidade Aberta

Segundo Pansarelli, se a unidade de Mauá atender aos critérios da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), eventualmente, poderia ser um campus de cursos a distância da Universidade Aberta. Explicou que há o interesse de promover mais cursos para professores da rede pública.

Para a representante da Secretaria de Educação, o município tem formação permanente para sua equipe de educadores. “Temos pensado em ampliar a formação na área de gestão pública, para que também tenhamos mais administradores aptos a melhorar a qualidade da nossa rede de ensino”, disse Diana.

A coordenadora da EPUFABC disse que o laboratório de informática deverá estar montado em até três meses. Elisete explicou ainda que das 1018 inscrições iniciais, “foram 895 que atenderam os requisitos do processo seletivo, cuja prova classificatória ocorreu no dia 8 de fevereiro. As matrículas da primeira chamada encerraram no dia 19 e as matrículas da segunda chamada, realizada nesta sexta-feira (21), serão nos dias 24 e 25”. As aulas começam no dia 12 de março. Mais informações no link http://bit.ly/1jLIPhk.

A primeira turma da EPUFABC do município teve início em junho do ano passado, com apenas 160 vagas. A universidade ainda não acabou o levantamento dos alunos aprovados nos vestibulares porque ainda estão ocorrendo matrículas. No entanto, três alunos da unidade de Mauá passaram na primeira chamada da UFABC de Santo André.



Comente esta matéria


Atenção! O comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do Diário Regional. Comentários discriminatórios ( contra raça, sexualidade, cor, crença e outros) , que violem a lei, a moral e os bons costumes poderão ser denunciados pelos internautas , removidos ou não publicados pela redação.
%d blogueiros gostam disto: