Ex-jogadores lembram de Mário Travaglini | Diário Regional

Ex-jogadores lembram de Mário Travaglini

22/02/2014 10:09
Print Friendly

SÃO PAULO – Foi enterrado ontem (21), no Cemitério do Araçá, em São Paulo, Mário Travaglini, 81 anos, técnico do Corinthains no período da Democracia Corintiana, co­mandada por Sócrates, Casagrande e Wladimir.

Seus ex-comandados falaram de sua importância para o sucesso do movimento. “Ele participou intensamento do movimento. Antes dos jogos, abria diálogo com os atletas para saber qual a melhor forma para a gente atuar”, lembrou o meia Zenon, um dos líderes da Democracia Corintiana, que atualmente é comentarista de um canal de TV. “A decisão era dele, mas todos podiam opinar.”

“Mário foi o técnico mais democrático que já tive. Ele não se preocupava apenas em impor sua vontade. Tinha paciência de ouvir e, inclusive, acatar nossa opinião”, concordou o lateral Wladimir. Titular do time campeão de 82, Zé Maria também teceu elogios ao ex-treinador. “O Seu Mário era uma pessoa doce, sabia conversar, ouvir os jogadores. Ele foi muito útil ao movimento.”

O movimento foi uma espécie de contraposição à ditadura militar. Os atletas participavam da decisão de questões importantes, como a escalação.

Travaglini morreu de complicações respiratórias provocadas por câncer. Estava internado no Hospital São Camilo desde o dia 6 de janeiro. Paulistano, Travaglini foi atleta de equipes como o Ypiranga, Palmeiras, Nacional, Portuguesa, Ponte Preta e também da seleção paulista.

Como treinador, deixou sua marca no futebol brasileiro por introduzir conceitos táticos europeus nos anos 60. Também como treinador, conquistou títulos com Palmeiras, Vasco, Fluminense e Corinthians. Com a Academia, conquistou o Paulista de 1966 e a Taça Brasil de 1967. Em 1974, levou o Vasco ao seu primeiro título Brasileiro. Com o Fluminense, foi campeão estadual, em 1976.

Foi supervisor da seleção que ficou com a terceira colocação na Copa de 1978. No ano seguinte, Travaglini foi o técnico na campanha do título no Pan de San José, em Porto Rico.



Comente esta matéria


Atenção! O comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do Diário Regional. Comentários discriminatórios ( contra raça, sexualidade, cor, crença e outros) , que violem a lei, a moral e os bons costumes poderão ser denunciados pelos internautas , removidos ou não publicados pela redação.
%d blogueiros gostam disto: