Brasil é o terceiro país com mais integrantes no colégio de cardeais | Diário Regional

Brasil é o terceiro país com mais integrantes no colégio de cardeais

22/02/2014 11:03
Print Friendly, PDF & Email

Dom Orani Tempesta será ordenado cardeal - Foto: DivulgaçãoO papa Francisco realiza hoje (22), no dia da festa da Cátedra de São Pedro, seu primeiro consistório no qual ordenará os 19 novos cardeais para integrar o Colégio Cardinalício, no Vaticano.

Essa é a primeira lista de nomeação de cardeais do pontífice. Entre os nomeados, 16 têm menos de 80 anos e são “cardeais eleitores”, ou seja, podem participar de um conclave, reunião de escolha de um novo papa. Pelas normas do Vaticano, 80 anos é a idade em que o cardeal perde o direito de participar da escolha de um novo papa. Dessa forma, os outros três cardeais assumem na condição de cardeais eméritos.

Os cardeais têm a função de auxiliar o papa no desenvolvimento de seu ministério e trabalhar pela preservação dos fundamentos da fé católica. No Brasil, o arcebispo do Rio, dom Orani Tempesta, será ordenado cardeal da Igreja Católica. Com isso, o Brasil passa a ser o 3º país com mais religiosos aptos a votar na eleição de um novo papa: ao todo, cinco votos.

Além de dom Orani, o Brasil tem atualmente outros nove cardeais, o último a ser nomeado foi o ex-arcebispo de Brasília João Braz de Aviz, em 2012, pelo papa Bento 16, que também elevou o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Raymundo Damasceno Assis, em 2010, e o arcebispo de São Paulo, dom Odilo Pedro Scherer, em 2007.

Cinco dos atuais cardeais do país foram indicados pelo papa João Paulo 2º, entre 1988 e 2003, e o mais velho deles, o ex-arcebispo de São Paulo dom Paulo Evaristo Arns, 92, foi nomeado pelo papa Paulo 6º, em 1973. De acordo com a Arquidiocese do Rio de Janeiro, o Brasil teve 20 cardeais o primeiro deles, dom Joaquim Arcoverde de Albuquerque Cavalcanti, nomeado em 1905, também era arcebispo do Rio.

Além do brasileiro, o papa Francisco escolheu cardeais da Itália, Alemanha, Reino Unido, Nicarágua, Canadá, Costa do Marfim, Argentina, Coréia do Sul, Chile, Burkina Faso, Filipinas, Haiti, Espanha e Santa Lúcia. O último consistório foi realizado em novembro de 2012 por Bento 16.



Comente esta matéria


Atenção! O comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do Diário Regional. Comentários discriminatórios ( contra raça, sexualidade, cor, crença e outros) , que violem a lei, a moral e os bons costumes poderão ser denunciados pelos internautas , removidos ou não publicados pela redação.
%d blogueiros gostam disto: