Mensalão: quadrilha articulou esquema, afirma Rodrigo Janot | Diário Regional

Mensalão: quadrilha articulou esquema, afirma Rodrigo Janot

21/02/2014 10:19
Print Friendly

Foto: Wilson Dias/ABrBRASÍLIA – A Procuradoria-Geral da República reafirmou ontem (20), primeiro dia de análise dos últimos recursos do mensalão no Supremo Tribunal Federal, que os réus condenados na primeira etapa do julgamento se organizaram e formaram uma quadrilha para cometer crimes.

“Era uma organização estável e permanente, voltada para a prática de delitos, que perdurou de 2002 a 2005”, disse o procurador-geral da República Rodrigo Janot, ressaltando que o esquema só acabou porque foi delatado pelo então deputado Roberto Jefferson (PTB), que também foi condenado pelo STF.

Na sessão de ontem, os ministros do Supremo começaram a analisar os recursos de cinco dos nove réus condenados por formação de quadrilha, dentre os quais o ex-ministro José Dirceu, o ex-presidente do PT José Genoino e o ex-tesoureiro da sigla Delúbio Soares.

Na primeira etapa do julgamento, em 2012, a maioria dos ministros entendeu que os condenados haviam formado uma quadrilha para desviar recursos públicos. Como a votação foi apertada, as defesas entraram com recursos e o julgamento sobre esse crime específico teve que ser retomado.

Segundo a reportagem apurou, os ministros avaliam que o STF deve derrubar as condenações por formação de quadrilha devido à nova composição do tribunal. Antes de ingressar na sessão, o presidente da corte, Joaquim Barbosa, disse não se importar com o resultado do julgamento dos recursos. “Não tenho interesse nenhum, der o que der, para mim tanto faz.”



Comente esta matéria


Atenção! O comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do Diário Regional. Comentários discriminatórios ( contra raça, sexualidade, cor, crença e outros) , que violem a lei, a moral e os bons costumes poderão ser denunciados pelos internautas , removidos ou não publicados pela redação.
%d blogueiros gostam disto: