Após chuvas, nível das represas do sistema Cantareira volta a cair | Diário Regional

Após chuvas, nível das represas do sistema Cantareira volta a cair

20/02/2014 9:40
Print Friendly

Represa de Bragança Paulista registrou novo recorde negativo ao cair para 18,2% - Foto: Luis Moura/Estadão ConteúdoSÃO PAULO – O nível das represas que compõem o sistema Cantareira voltou a cair após as chuvas registradas no último final de semana. Segundo a Sabesp, o índice registrado ontem (19) era de 18,2%.

O volume do sistema havia se estabilizado em 18,5% entre domingo e segunda-feira após ter registrado queda por 30 dias. A diminuição das chuvas, porém, fez com que o nível voltasse a cair, ficando em 18,4% na terça e 18,2% hoje.

Desde 9 de fevereiro, o volume no sistema Cantareira tem ficado menor que 20%, nível considerado situação extrema pela Sabesp. Antigamente, volumes abaixo dessa marca nem contavam na medição, por serem considerados uma espécie de reserva do sistema.

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) descartou a possibilidade de racionamento no Estado. Para tentar diminuir o problema e evitar racionamento, o governo estadual lançou um programa que prevê desconto em troca da redução de 20% no consumo de água.

Segundo a Sabesp, na primeira semana em que o desconto passou a valer, entre os dias 2 e 9 de fevereiro, 302 milhões de litros de água foram poupados no sistema Cantareira – volume suficiente para abastecer 120 piscinas olímpicas.

O sistema é o maior da Grande São Paulo e abastece as regiões norte e central e parte das zonas leste e oeste da capital, além dos municípios de Franco da Rocha, Francisco Morato, Caieiras, Osasco, Carapicuíba e São Caetano do Sul, mais parte de Guarulhos, Barueri, Taboão da Serra e Santo André.



Comente esta matéria


Atenção! O comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do Diário Regional. Comentários discriminatórios ( contra raça, sexualidade, cor, crença e outros) , que violem a lei, a moral e os bons costumes poderão ser denunciados pelos internautas , removidos ou não publicados pela redação.
%d blogueiros gostam disto: