EUA confirmam expulsão de funcionários americanos do país | Diário Regional

EUA confirmam expulsão de funcionários americanos do país

19/02/2014 9:20
Print Friendly, PDF & Email

SÃO PAULO – O Departamento de Estado americano informou ontem (18) que foi notificado sobre a decisão da Venezuela de declarar três funcionários consulares americanos como “persona non grata”. Os funcionários têm 48 horas para sair do país.

“De acordo com o artigo 9 da Convenção de Viena sobre relações diplomáticas e com o artigo 23 da Convenção de Viena sobre relações consulares, os Estados Unidos está considerando quais ações tomar”, diz o comunicado da porta-voz, Jen Psaki.

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, havia anunciado no último domingo a expulsão dos três funcionários, que segundo disse tinham atividades nas universidades particulares do país, o que foi negado pelos EUA na segunda. Segundo os EUA, os funcionários realizavam atividades normais relacionadas a visto de estudante nas universidades.

Na última quarta-feira uma manifestação estudantil em Caracas acabou em confrontos nos quais três pessoas morreram e dezenas ficaram feridas.O governo venezuelano, então, expulsou os funcionários americanos e decretou a prisão de três líderes da oposição. Os protestos continuam no país.

“Temos visto muitas vezes que o Governo venezuelano tenta desviar a atenção de suas próprias ações, culpando os Estados Unidos ou outros membros da comunidade internacional por eventos dentro da Venezuela. Estes esforços refletem uma falta de seriedade por parte do governo venezuelano para lidar com a grave situação que enfrenta”, declarou Psaki.

A nota diz ainda que o futuro da Venezuela cabe aos venezuelanos decidirem e pede que o governo resolva as demandas da população por meio de um diálogo real e significativo.

“Os Estados Unidos continuam comprometidos com a nossa relação com o povo venezuelano”, diz a nota.



Comente esta matéria


Atenção! O comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do Diário Regional. Comentários discriminatórios ( contra raça, sexualidade, cor, crença e outros) , que violem a lei, a moral e os bons costumes poderão ser denunciados pelos internautas , removidos ou não publicados pela redação.
%d blogueiros gostam disto: