Doações de sangue ficam abaixo do esperado em SP | Diário Regional

Doações de sangue ficam abaixo do esperado em SP

19/02/2014 16:30
Print Friendly

Período de festas diminui número de bolsas disponíveis - Foto: ArquivoSÃO PAULO – A Associação Beneficente de Coleta de Sangue (Colsan), entidade que abastece com hemocomponentes todos os hospitais da prefeitura do município de São Paulo e hospitais do ABC, Jundiaí e Sorocaba, reforça que, apesar das campanhas de conscientização quanto ao ato de doar, o número de doadores de sangue está abaixo do esperado. Segundo a associação, desde as festas de fim de ano até o Carnaval, as doações de sangue diminuem em razão de muitas pessoas estarem de férias. Em contrapartida, nesta época do ano aumenta significativamente o número de acidentes.

De acordo com a Colsan, se cada pessoa saudável doasse sangue pelo menos duas vezes ao ano, os hemocentros teriam hemocomponentes suficientes para atender toda a população.

Para ser doador é preciso ter entre 16 e 69 anos de idade, sendo que a primeira doação deve ter sido feita antes dos 60; pesar acima de 50 Kg; estar em boas condições de saúde e bem alimentado, porém sem ter ingerido refeições pesadas (gordurosas); não ter risco acrescido para doenças transmissíveis pelo sangue (usuários de drogas injetáveis e inalatórias, praticantes de sexo não seguro e vários parceiros sexuais, ou parceiros sexuais de portadores de aids ou hepatite). No site www.colsan.org.br é possível conferir endereços e horários de atendimento.

 



Comente esta matéria


Atenção! O comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do Diário Regional. Comentários discriminatórios ( contra raça, sexualidade, cor, crença e outros) , que violem a lei, a moral e os bons costumes poderão ser denunciados pelos internautas , removidos ou não publicados pela redação.
%d blogueiros gostam disto: