Discriminação merece a pena mais dura, diz presidente da Conmebol | Diário Regional

Discriminação merece a pena mais dura, diz presidente da Conmebol

18/02/2014 10:16
Print Friendly

Figueiredo: “a discriminação não é do futebol” - Foto: ArquivoASSUNÇÃO – O presidente da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), Eugenio Figueiredo, disse que qualquer ato de discriminação deve ser punido com a “mais dura sentença”. A declaração foi dada após os atos racistas sofridos pelo volante Tinga, do Cruzeiro, durante jogo contra o Real Garcilaso, pela primeira rodada da fase de grupos da Copa Libertadores.

Tinga sofreu atos racistas assim que entrou em campo na última quarta-feira, aos 20 minutos do segundo tempo no lugar de Ricardo Goulart. Sempre que o volante tocava na bola a torcida do Real Garcilaso fazia gestos e sons imitando macaco.

“Não toleraremos a discriminação na América do Sul. Todo ato mesquinho que prejudique o ser humano merece a mais dura sentença. Lamentamos toda situação dessa índole. A discriminação não é do futebol, transgride seus princípios” disse o presidente da Conmebol.

Na semana passada, a Conmebol abriu investigação para apurar o caso. A reportagem apurou que a orientação do Comitê Disciplinar da Fifa, que serve de base para as confederações, em casos de racismo envolvendo torcedores é o de, na primeira vez, punir o clube com multa e obrigá-lo atuar com portões fechados. Apenas na reincidência o clube é punido mais severamente, com perda de pontos, rebaixamento e até eliminação da competição.

Cinco casos de racismo julgados por Fifa e pela União Europeia de Futebol (Uefa), em 2013, semelhantes ao de Tinga, resultaram em jogos com portões fechados.



Comente esta matéria


Atenção! O comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do Diário Regional. Comentários discriminatórios ( contra raça, sexualidade, cor, crença e outros) , que violem a lei, a moral e os bons costumes poderão ser denunciados pelos internautas , removidos ou não publicados pela redação.
%d blogueiros gostam disto: