Barça e City se enfrentam nas oitavas da Liga | Diário Regional

Barça e City se enfrentam nas oitavas da Liga

18/02/2014 10:06
Print Friendly

BARCELONA – Os dois times que mais fizeram gols nesta temporada europeia, o espanhol Barcelona e o inglês Manchester City, enfrentam-se hoje (18), às 16h45, na Inglaterra, na abertura das oitavas de final da Liga dos Campeões.

A temporada no Velho Continente começou em agosto de 2013. De lá pra cá, considerando a própria Liga dos Campeões e os torneios locais, o Barça contabilizou 111 gols, enquanto o City marcou 117 vezes.

O apetite goleador de ambos não é coincidência. O Barcelona tem sido fonte de inspiração do clube inglês para alcançar o sucesso. Os títulos, as premiações individuais e o aclamado estilo de jogo do time catalão nos últimos anos fizeram o Manchester City importar dirigentes, jogadores e métodos do futebol espanhol.

Vice-presidente de finanças e diretor-geral do Barça de 2003 a 2008, Ferran Soriano tornou-se diretor-executivo do City em 2012 e contratou Txiki Begiristain, que foi diretor de futebol do clube espanhol até 2010.

Dos 12 meio-campistas e atacantes do City inscritos na competição, quatro são espanhóis e dois atuavam na Espanha. Todos chegaram a Manchester a partir de 2010. Somente um era do Barcelona, o capitão Yayá Touré, versátil meio-campista da seleção da Costa do Marfim.

Porém, se o modelo de gestão do Barça submete seus projetos à aprovação dos seus mais de 220 mil sócios, o City tem um dono absoluto. O xeque Mansour bin Zayed al Nahyan, da família real dos Emirados Árabes, comprou o clube em 2008. Desde então, com vultosos investimentos, conquistou o título nacional em 2012 e a Copa da Inglaterra em 2011. “O City tem um perfil de equipe parecido com o nosso”, avaliou Gerardo Martino, técnico do Barcelona.

Neymar

Neymar voltou a jogar no último sábado pelo Barcelona, após quase um mês parado devido a uma lesão no tornozelo. Marcou o último gol na goleada de 6 a 0 sobre o Rayo Vallecano. Porém, não está confirmado como titular – Martino não divulgou a escalação.



Comente esta matéria


Atenção! O comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do Diário Regional. Comentários discriminatórios ( contra raça, sexualidade, cor, crença e outros) , que violem a lei, a moral e os bons costumes poderão ser denunciados pelos internautas , removidos ou não publicados pela redação.
%d blogueiros gostam disto: