Recall – Donos de mais de 100 modelos devem verificar peça da direção | Diário Regional

Recall – Donos de mais de 100 modelos devem verificar peça da direção

13/02/2014 10:02
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Proprietários de mais de cem modelos de veículos que fizeram reparos no sistema de direção nos últimos sete meses devem retornar à oficina para checar uma peça que ajuda a transmitir os movimentos para as rodas. A Magneti Marelli Cofap anunciou recall de lote de 20 mil unidades do produto terminal axial distribuídas para o mercado de reposição desde julho do ano passado.

Ou seja, o recall só afeta quem fez conserto ou efetuou compra para manutenção. Não atinge carros novos ou usados que não trocaram a peça. Segundo a empresa, o terminal pode se romper e causar perda de dirigibilidade, com risco de acidentes.

A Magneti Marelli Cofap é a segunda empresa a anunciar a campanha pelo problema na mesma peça. A fabricante SKF do Brasil já havia feito convocação semelhante no final de janeiro. O lote afetado na época envolvia mais de 80 mil unidades do produto, para 34 modelos diferentes.

Desta vez, o grupo de modelos afetados é bem maior. São 110, de 18 marcas diferentes. A lista inclui carros que deixaram de ser fabricados há vários anos, como Fiat 147 e Ford Del Rey, além de marcas que não são mais vendidas no Brasil, como Mazda e Seat.

Como se trata de um componente interno e de difícil identificação, a orientação é para que o consumidor, mesmo aquele que não saiba a marca do item trocado, procure o mecânico ou o local da compra para que possa identificar a origem e data de fabricação da peça. Varejistas e mecânicos que compraram o produto nesse período também devem checar se há unidades do recall.

Como saber se meu veículo foi reparado com uma peça envolvida em recall? No geral, as campanhas de autopeças do mercado de reposição são dirigidas, principalmente, a varejis­tas, distribuidores e às oficinas mecânicas, que são os responsáveis pela venda e instalação das peças nos automóveis. Além disso, em muitos casos, o consumidor não tem registrado qual o código, o modelo nem mesmo o nome do componente exato instalado durante o reparo do veículo. Por isso, cabe a oficinas e distribuidores com esse tipo de controle entrar em contato com os clientes. Mesmo assim, o consumidor deve estar atento, pois há estabelecimentos que não possuem esse controle.

Dúvidas

A Magneti Marelli Cofap disponibilizou o telefone 0800-0126327, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, além do site www.mmcofap.com.br, para informações adicionais. Quem tiver dúvidas sobre a campanha da SKF do Brasil pode entrar em contato com a empresa pelo telefone 0800-141-152 ou pelo e-mail fale.conosco@skf.com.



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