DAE de São Caetano implementa Sistema de Gestão de Segurança | Diário Regional

DAE de São Caetano implementa Sistema de Gestão de Segurança

13/02/2014 16:00
Print Friendly

Comissão melhorias ao ambiente de trabalho - Foto: Divulgação DAE/SCSSÃO CAETANO – O Departamento de Água e Esgoto (DAE) de São Caetano iniciou a implementação do Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional (SGSSO), que promoverá ambiente de trabalho seguro e saudável, com a criação de estrutura que permite identificar e controlar os riscos à saúde e segurança, reduzir o potencial de acidentes, auxiliar na conformidade legislativa e melhorar o desempenho geral.

O primeiro passo foi dado com a entrega dos certificados de conclusão do curso de capacitação aos membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) da autarquia. O treinamento foi dividido em quatro etapas: introdução da CIPA e normas de segurança do trabalho, primeiros socorros e Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), conceito básico de defesa civil, prevenção a combate a incêndios e acidentes de trabalho e a correta utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

Segundo o diretor geral do DAE/SCS, Welington Kalil, os cipeiros têm papel fundamental no desenvolvimento e aplicação do SGSSO, com destaque para o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) e o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA). “A participação dos servidores se dará por meio da CIPA, devendo ser constante na melhoria contínua do Departamento e das condições do ambiente de trabalho. Trata-se de uma fase cumprida de um sistema que estamos colocando em operação como prioridade desta gestão”, esclareceu.

Após passar pelo processo de eleição, apuração, posse e treinamento, a Comissão está em pleno funcionamento, com calendário definido para 2014. Na primeira reunião mensal ordinária, os componentes já começaram a identificar os riscos do processo de trabalho e elaborar um mapa com a inclusão do maior número de colaboradores.

Além disso, a Cipa terá outras atribuições. Dentre elas, divulgar e promover o cumprimento das Normas Regulamentadoras, cláusulas de acordos e convenções coletivas de trabalho, realizar anualmente a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat) e participar de campanhas da AIDS e das DSTs.



Comente esta matéria


Atenção! O comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do Diário Regional. Comentários discriminatórios ( contra raça, sexualidade, cor, crença e outros) , que violem a lei, a moral e os bons costumes poderão ser denunciados pelos internautas , removidos ou não publicados pela redação.
%d blogueiros gostam disto: