Morte de cinegrafista da Band repercute na imprensa internacional | Diário Regional

Morte de cinegrafista da Band repercute na imprensa internacional

12/02/2014 9:28
Print Friendly

Raposo é acusado de ter participado do lançamento do rojão - Foto: Fernando Frazão/Agência BrasilA morte do cinegrafista da TV Bandeirantes Santiago Andrade, atingido durante manifestação na quinta-feira (6), no Centro da capital fluminense, repercutiu na imprensa internacional. Veículos do Reino Unido, da Espanha e da Argentina relataram que a morte do cinegrafista causou indignação e levou sindicatos e entidades de classe a aumentar a pressão por mais segurança no trabalho dos jornalistas no Brasil.

A emissora pública britânica BBC destacou que a agressão levou a muitas reações furiosas da opinião pública contra os manifestantes, acusados de terem causado o acidente. O veículo ressaltou que associações de jornalistas divulgaram notas pedindo melhores condições de trabalho para os profissionais de mídia que cobrem protestos. A BBC lembrou que as manifestações começaram no ano passado contra a corrupção e os gastos excessivos para a Copa do Mundo.

O jornal espanhol El País diz que a morte de Santiago despertou reações pelo aumento da segurança para a Copa do Mundo e para jornalistas que cobrem as manifestações. Para a Copa, relata o jornal, já estão convocados pelo menos cem mil servidores da área de segurança pública e da defesa civil, entre policiais militares e civis, rodoviários e federais, além de bombeiros.

A agência de notícias argentina Télam menciona que continuam as buscas pelo suspeito de acender o artefato explosivo que matou o cinegrafista e que o tatuador Fábio Raposo, que confessou ter repassado o explosivo, já está preso. A Télam também informou que 117 jornalistas sofreram agressões ou hostilidades desde junho passado, quando começou uma onda de protestos populares em todo o país, segundo a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji)



Comente esta matéria


Atenção! O comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do Diário Regional. Comentários discriminatórios ( contra raça, sexualidade, cor, crença e outros) , que violem a lei, a moral e os bons costumes poderão ser denunciados pelos internautas , removidos ou não publicados pela redação.
%d blogueiros gostam disto: