Órfã de campeões, Libertadores inicia hoje a fase de grupos | Diário Regional

Órfã de campeões, Libertadores inicia hoje a fase de grupos

11/02/2014 6:30
Print Friendly, PDF & Email

BELO HORIZONTE – Na­da de La Bombonera, da experiência do argentino Verón ou dos gols de falta e pênalti de Rogério Ceni. A edição de 2014 da Copa Libertadores, cuja fase de grupos começa hoje (11), está órfã de campeões. Serão apenas oito vencedores entre os 32 times, a menor marca desde 2006. Apenas um, o Atlético-MG, atual campeão, que estreia hoje contra o Zamora, ganhou a taça neste século.

A lista de campeões brasileiros que falharam na missão de obter vaga para a competição inclui os três campeões anteriores ao Atlético-MG: Corinthians, Santos e Inter. São Paulo e Palmeiras, os dois últimos com pelo menos 15 participações, também estão fora.

O fracasso dos habitués do Brasil deixou o Estado sem nenhum representante na Libertadores pela primeira vez em 16 anos e abriu espaço para clubes com participações esporádicas. O Botafogo, que estreia hoje no Grupo 2 contra o San Lorenzo, em casa, jogou a competição pela última vez em 1996. O Atlético-PR disputa o campeonato pela quarta vez.

A Argentina vive situação parecida. Nem o técnico Carlos Bianchi, o mesmo das conquistas de 2000, 2001 e 2003, e o meia Riquelme, principal jogador do título de 2007, conseguiram colocar o Boca Juniors no torneio. O Estudiantes chegou a tirar da aposentadoria Verón, craque da equipe vencedora de 2009, mas foi superado por emergentes, como Lanús e Newell’s Old Boys.



Comente esta matéria


Atenção! O comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do Diário Regional. Comentários discriminatórios ( contra raça, sexualidade, cor, crença e outros) , que violem a lei, a moral e os bons costumes poderão ser denunciados pelos internautas , removidos ou não publicados pela redação.
%d blogueiros gostam disto: