Após Ramona, cubano deixa o Mais Médicos | Diário Regional

Após Ramona, cubano deixa o Mais Médicos

11/02/2014 9:21
Print Friendly, PDF & Email

Ramona Rodríguez depôs no Ministério Público do Trabalho - Foto: Elza Fiúza/Agência BrasilApós Ramona Rodriguez ter abandonado o Mais Médicos, outro cubano anunciou ter deixado o programa federal. Ortelio Jaime Guerra postou ontem de madrugada mensagens numa rede social afirmando ter chegado aos EUA. Guerra trabalhava em Pariquera-Açu, no Interior de São Paulo. Chegou ao Brasil em dezembro, de acordo com o Ministério da Saúde.

Os EUA possuem um programa de vistos específicos para profissionais cubanos em missão no exterior que não querem retornar à ilha. “Meus amigos de Pariquera-Açu, preciso que vocês saibam que tive que ir embora de lá sem falar isso pra ninguém por questões de segurança”, disse o médico na rede social, em um misto de português e espanhol. “Estou bem, agora nos Estados Unidos. (…) Preciso dar este passo. Sempre me sentirei muito orgulhoso de minha terra e minhas raízes.”

A Secretaria de Saúde de Pariquera-Açu confirmou a desistência do médico, sem dar detalhes. A Embaixada dos EUA afirmou que não comenta casos individuais. Estão no Brasil 7.400 médicos cubanos, vindos ao país por um acordo com a Opas, braço da Organização Mundial da Saúde nas Américas.

Na semana passada, o ministro da Saúde, Arthur Chioro, afirmou que, do total de 5.378 profissionais do Mais Médicos em atuação, 22 cubanos desistiram do programa, 17 deles por questões de saúde. Outros 5 alegaram motivos pessoais e retornaram a Cuba. Ao todo, entre brasileiros e estrangeiros, 102 (1,9%) foram desligados do programa.

Ramona Rodriguez

Ramona Rodriguez depôs hoje no Ministério Público do Trabalho, em Brasília. Contou detalhes de sua rotina em Pacajá (PA), onde atuava pelo programa, e voltou a dizer que se sente enganada pelo governo cubano após descobrir que profissionais de outras nacionalidades recebem salário muito maior no Mais Médicos.

 



Comente esta matéria


Atenção! O comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do Diário Regional. Comentários discriminatórios ( contra raça, sexualidade, cor, crença e outros) , que violem a lei, a moral e os bons costumes poderão ser denunciados pelos internautas , removidos ou não publicados pela redação.
%d blogueiros gostam disto: