Zé Dourado: 'não há irregularidade no IPTU de Diadema' | Diário Regional

Zé Dourado: ‘não há irregularidade no IPTU de Diadema’

09/02/2014 8:17
Print Friendly, PDF & Email

Zé Dourado: “ficaram 30 anos calados e querem falar”. Foto: ArquivoLíder na Câmara de Diadema do governo do prefeito Lauro Michels (PV), o vereador José Francisco Dourado, o Zé Dourado (PSDB), ironizou o posicionamento da bancada do PT, que pretende ingressar com ação na Justiça contra o aumento de 17% no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) aplicado este ano pela administração.

Desde que os carnês foram distribuídos na cidade, no início do mês passado, os vereadores da oposição percorrem as ruas colhendo relatos de moradores que tiveram o reajuste do tributo acima do previsto para que haja provas suficiente para anexar no processo que será movido contra a administração. Entretanto, ainda não há data definida para que os parlamentares formalizem a ação. “A prática do Lauro é a mesma do governador Geraldo Alckmin (PSDB)”, disparou na última quinta-feira o líder do PT na Câmara, Josa Queiroz.

“Na verdade, a oposição não encontrou respaldo jurídico para entrar com ação contra o aumento do IPTU. Eles dizem que têm tudo documentado, mas se tivessem o respaldo já teriam feito alguma coisa. Não há nada abusivo e eles sabem que não houve isso. A oposição sabe o caminho do Fórum. Por que ainda não foi? Nunca é tarde para entrar com a ação. Às vezes a pessoa paga, entra na Justiça e tem o valor devolvido”, disse Zé Dourado. “Acho que falta subsídio para isso. Eles sabem que não houve irregularidade”, completou.

Área construída
Na avaliação do parlamentar, o reajuste de 17% foi aplicado para corrigir aumentos na área construída de imóveis, que foram detectados pela atual administração. “Houve correção naquilo que estava errado. Há gente pagando alto, mas a área foi corrigida e legalizada. Nós vivemos em uma democracia e, por isso, a oposição tem de falar. Ficaram 30 anos calados e agora precisam falar”, afirmou o tucano, acrescentando que recomendou aos demais colegas da base governista que evitem as polêmicas com a oposição. Responsável pela articulação da eventual ação, o vereador Ronaldo Lacerda (PT) não foi localizado até o fechamento desta edição.

Embora o governo tenha garantido que não houve majoração superior a 17%, a maioria dos moradores ficou surpresa ao receber a conta e se deparar com reajuste acima do previsto inicialmente pelo governo. Houve casos em que o tributo aumentou 870% se comparado ao cobrado no ano passado. “Reclamam do reajuste absurdo, mas não comentam o aumento da casa que, provavelmente, nunca tinha sido medida e não pagavam pela área da construção”, minimizou Zé Dourado.

O aumento do imposto se deve à atualização da Planta Genérica de Valores (PGV). A administração chegou a reconhecer que 1.146 dos 78 mil carnês de IPTU foram distribuídos com erro no valor.

Palavras-chave:


1 Comentário

  • Mario Rodrigues

    Não acredito nas declarações dada pelo vereador Ze Dourado. Entendo que o prefeito é muito inteligente ao nomear o vereador como lider do governo, pois o Sr.tem muito mais a perder do que esse prefeito que esta afundando a cidade. Ele nunca mais se elege para nada. Já o Sr. esta perdendo muito prestigio com seus eleitores diante desse posicionamento totalmente contrario a população. Votei no vereador Ze Dourado e nunca mais votarei novamente. Se puder farei campanha contra. Estou decepcionado, como muito de seus eleitores. Esta valendo a pena??????

Comente esta matéria


Atenção! O comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do Diário Regional. Comentários discriminatórios ( contra raça, sexualidade, cor, crença e outros) , que violem a lei, a moral e os bons costumes poderão ser denunciados pelos internautas , removidos ou não publicados pela redação.
%d blogueiros gostam disto: