Ruas do Jardim Oratório passam por melhorias em Mauá | Diário Regional

Ruas do Jardim Oratório passam por melhorias em Mauá

08/02/2014 11:08
Print Friendly

Cruzamento da rua Rondônia com a rua Porto Velho também está sendo pavimentado - Foto: Evandro Oliveira/PMM“Depois de mais de 30 anos amassando barro finalmente estamos ganhando asfalto”. Com essas palavras a dona de casa Leila Sanches dos Santos acompanhou os trabalhos de pavimentação da rua Porto Velho, no Jardim Oratório. “Agora vamos conseguir chegar com a nossa despesa em casa, antes, nem ambulância chegava. Porém, estamos vendo que vai mudar para melhor”, disse o frentista Jailson Francisco da Silva, morador no local desde 1992. Além da rua Porto Velho, também já receberam pavimentação a rua Rondônia e parte da rua Aracaju.

A Prefeitura de Mauá está realizando um amplo projeto de regularização e urbanização no Jardim Oratório. O programa de melhorias na infraestrutura está distribuído em quatro etapas, que incluem: implantação de equipamentos comunitários para programas de ação social e cidadania, construção de unidades habitacionais, regularização fundiária, trabalho técnico social, urbanização de vielas e regularização das demais áreas.

Também estão programadas a melhoria da drenagem do bairro com a instalação de galerias de águas pluviais e implantação da rede de água e esgoto, inclusive a colocação de guias, sarjetas e pavimentação, recuperação ambiental e eliminação das áreas de risco.

Ao todo serão investidos R$ 106 milhões. Os recursos são provenientes do Governo Federal. Também passam por intervenções as ruas Santarém, Parintins, Zoaldo Ferreira da Silva, travessas Faro, Sobradinho, Januária e viela Feira de Santana.

Para execução desse projeto é necessário remover aproximadamente 700 famílias, sendo que cerca de 200 já foram contempladas. Essas famílias estão sendo encaminhadas gradativamente ao benefício temporário do bolsa aluguel enquanto aguardam as novas unidades habitacionais a serem construídas na cidade. Uma dessas beneficiárias é a diarista Eliana Campos. A moradora da rua Zoaldo Ferreira da Silva está esperançosa.

“A prefeitura tem ajudado bastante, principalmente a equipe da Secretaria de Habitação, e temos uma nova perspectiva saindo das proximidades do rio. Ano passado perdi muita coisa por causa da chuva, tive que recomeçar quase do zero, não quero mais passar por aquilo de novo”, afirmou Eliana.

As obras no Jardim Oratório são de grande porte, pois preveem a pavimentação de 25.500 m² de ruas, a instalação de mais de 6.700 metros de guias sarjetas, 4.200 metros de galerias para drenagem e 696 unidades habitacionais.

Jardim Oratório

O bairro tem uma área total de 1.129.350 m². O levantamento socioeconômico atual, elaborado pela secretaria de Habitação para fins de regularização fundiária, apurou a existência de 7.263 domicílios, com aproximadamente 26 mil habitantes. Ao todo, a região conta com cerca de 100 ruas e vielas.



Comente esta matéria


Atenção! O comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do Diário Regional. Comentários discriminatórios ( contra raça, sexualidade, cor, crença e outros) , que violem a lei, a moral e os bons costumes poderão ser denunciados pelos internautas , removidos ou não publicados pela redação.
%d blogueiros gostam disto: