Tucanos tentam acordo com PSB para mirar PT | Diário Regional

Tucanos tentam acordo com PSB para mirar PT

07/02/2014 9:51
Print Friendly

Alckmin preferia Márcio França na sua chapa como vice - Foto: Eberly Laurindo Especial para o DRO comando do PSDB já admite enfrentar o PSB na disputa pelo governo de São Paulo mesmo que o partido não desembarque do governo Geraldo Alckmin.

Com a resistência da ex-senadora Marina Silva (PSB) de que seu partido fique ao lado dos tucanos nas eleições para o governo estadual, a cúpula do PSDB negocia nos bastidores um acordo de “convivência” sem ataques mútuos entre os candidatos e o compromisso de apoio no segundo turno.

A fórmula não agrada Alckmin, que preferia o aliado Márcio França (PSB) na sua chapa como vice-governador. Líderes do PSDB afirmam, porém, que a solução se tornou a mais “viável” diante do impasse dentro do PSB.

Pré-candidato do PSDB à Presidência, o senador Aécio Neves (MG) disse a interlocutores que não vai “perder tempo” discutindo alianças com o PSB onde não for possível viabilizá-las. Em contrapartida, as duas siglas vão evitar os ataques diretos para mirar no PT e na candidatura à reeleição da presidente Dilma Rousseff.

Em São Paulo, Aécio não vê danos à candidatura de Alckmin se o PSB lançar candidato próprio. Marina defende candidatura própria do PSB-Rede em São Paulo, especialmente de seus aliados Walter Feldman, deputado, ou do vereador Ricardo Young (PPS). Campos, por sua vez, se vê no dilema de apoiar a neoaliada ou agradar Márcio França, que mantém a disposição de integrar a chapa de Alckmin.

Alianças

Na terça-feira, a Executiva nacional do PSDB vai aprovar resolução que dará à cúpula do partido a palavra final sobre as coligações da sigla nos Estados.

Aécio convocou a reunião para evitar que acordos regionais prejudiquem alianças em torno de sua candidatura ao Palácio do Planalto. Na prática, toda coligação firmada nos Estados terá que ser aprovada pela Executiva Nacional do PSDB. Do contrário, não poderá ser concretizada.



Comente esta matéria


Atenção! O comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do Diário Regional. Comentários discriminatórios ( contra raça, sexualidade, cor, crença e outros) , que violem a lei, a moral e os bons costumes poderão ser denunciados pelos internautas , removidos ou não publicados pela redação.
%d blogueiros gostam disto: