Comitiva do Estado visita Hospital S.Caetano | Diário Regional

Comitiva do Estado visita Hospital S.Caetano

07/02/2014 10:30
Print Friendly

Delegação analisou minuciosamente todas as dependências do complexo hospitalar - Foto: Divulgação/PSCSComitiva da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, liderada por Geraldo Reple Sobrinho, coordenador de Serviços de Saúde do órgão estadual, esteve no Hospital São Caetano, ontem (6), para uma vistoria técnica do espaço. A visita é o primeiro passo para que sejam iniciadas as tramitações legais, no intuito de que a unidade seja transformada em hospital de modelo estruturante, com competência no atendimento terciário. A visitação foi acompanhada pelo prefeito Paulo Pinheiro, pelos secretários municipais de Saúde e de Governo, Mario Chekin e Sallum Kalil Neto, respectivamente, pelo deputado estadual Orlando Morando, parte do corpo técnico do hospital e vereadores.

Andar por andar, sala por sala, a delegação analisou minuciosamente todas as dependências do complexo hospitalar, observando cada detalhe da histórica instituição, um dos marcos da Saúde do ABC. “Estamos constantemente em busca de soluções para tornar o local novamente referência em Saúde”, destacou o chefe do Executivo. “Esse é um projeto a ser desenvolvido em médio prazo”, destacou Geraldo Reple Sobrinho.

O modelo a ser adotado em São Caetano seguirá o mesmo do Hospital Nardini, em Mauá. Fica sob a responsabilidade do município, mas o Estado ajuda juntamente com o governo federal. O local, hoje subutilizado, tem seis andares e 180 leitos e o plano é que se torne, com o apoio do Estado, unidade estratégica no ABC, assim como o Mário Covas, em Santo André.

“O investimento do governo do Estado será tanto para obras, equipamentos e modernização, quanto para custeio. A reabertura total desse hospital é de extrema importância, pois pode ser uma alternativa para desafogar leitos dos prontos-socorros e hospitais municipais da região, com reflexos positivos em todos os atendimentos na rede de saúde da cidade”, comentou o deputado estadual Orlando Morando.

Anúncio

Durante a cerimônia em que Marco Antonio Santos Silva assumiu a presidência da Fundação do ABC (FUABC), no fim de janeiro, o secretário Estadual de Saúde, David Uip, revelou sobre a intenção do Governo de São Paulo de transformar o Hospital São Caetano numa unidade estruturante – o Estado formulou um projeto que concedeu a alguns hospitais paulistas as denominações de estruturante (14); estratégico (20), de base aos estruturantes; e de apoio (80), menores, que vão auxiliar as Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

O anúncio veio ao encontro dos anseios da equipe técnica da Prefeitura de São Caetano, que se esforça para angariar apoio dos governos estadual e Federal com o objetivo de abrir a instituição por completo, para aprimorar os serviços de saúde no município.

 

 



Comente esta matéria


Atenção! O comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do Diário Regional. Comentários discriminatórios ( contra raça, sexualidade, cor, crença e outros) , que violem a lei, a moral e os bons costumes poderão ser denunciados pelos internautas , removidos ou não publicados pela redação.
%d blogueiros gostam disto: