GCMs de S.Bernardo são treinados para operar no centro de videomonitoramento | Diário Regional

GCMs de S.Bernardo são treinados para operar no centro de videomonitoramento

06/02/2014 13:00
Print Friendly, PDF & Email

GCM`s recebem treinamento para trabalhar no Centro Integrado de Videomonitoramento (CIM) de São Bernardo - Foto: Divulgação/PMSBCSÃO BERNARDO – Desde segunda-feira (3), Guardas Civis Municipais (GCMs) destacados para trabalhar no Centro Integrado de Videomonitoramento (CIM) de São Bernardo estão passando por treinamento. Ao todo 55 GCMs fazem o curso, que tem duração de 16h, no prédio em que funcionará a unidade, no Centro. O objetivo é fazer com que os oficiais usem com mais eficiência as 400 câmeras que a prefeitura instalou e que farão a segurança da cidade.

A capacitação está divida em duas etapas. A primeira é voltada ao gerenciamento de imagens, captação, formatação e salvamento dos dados, que poderão ser disponibilizadas em caso de solicitação judicial. Na segunda etapa os guardas vão ser informados sobre o sistema de ocorrências digital e suporte às viaturas destacadas na operação, que podem ser localizadas por meio de Sistema de Posicionamento Global (GPS).

Trabalho

A inspetora Gleicis Fernandes Januário, responsável pelo CIM, explica que o curso é de grande importância para todos que irão trabalhar no dia a dia do centro. “É fundamental para todos os GCMs que estão diretamente ligados ao trabalho do centro de monitoramento. Eles já tiveram um primeiro contato com o equipamento durante o período de testes, e nesta formação podem tirar suas dúvidas e explorar de fato todo o potencial desta ferramenta”.

As câmeras possibilitarão um monitoramento 24 horas dos pontos de grande concentração de pessoas, assim como as principais vias da cidade e os próprios municipais. Toda a Rede Municipal da Educação está coberta pelas câmeras. O objetivo é ampliar a sensação de segurança, além de inibir diversos delitos, como furtos e roubo.

O GCM 2ª Classe Cláudio Carolo declarou que a formação tem sido decisiva para aprimorar suas habilidades com o equipamento. “São os pequenos detalhes na utilização do software que controla as câmeras que podem mudar o curso de uma ocorrência. Estamos aprendendo muito nesse processo, e com certeza os fundamentos que retiraremos daqui vão auxiliar no nosso dia a dia”.



Comente esta matéria


Atenção! O comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do Diário Regional. Comentários discriminatórios ( contra raça, sexualidade, cor, crença e outros) , que violem a lei, a moral e os bons costumes poderão ser denunciados pelos internautas , removidos ou não publicados pela redação.
%d blogueiros gostam disto: