Hospital da Mulher comemora Dia Nacional da Mamografia | Diário Regional

Hospital da Mulher comemora Dia Nacional da Mamografia

05/02/2014 12:30
Print Friendly

Exame permite descobrir o câncer em fase inicial - Foto: DivulgaçãoSANTO ANDRÉ – O Hospital da Mulher Maria José dos Santos Stein, de Santo André, comemora durante A semana o Dia Nacional da Mamografia – celebrado oficialmente em 5 de fevereiro. Instituída em 2008 com objetivo de conscientizar as mulheres sobre a importância do exame preventivo, data foi escolhida por ser o dia de Santa Ágata – protetora das mamas e padroeira dos mastologistas.

A mamografia consiste na radiografia das mamas. É feita a partir da compressão das mamas para visualizar pequenas alterações e permite descobrir o câncer em fase inicial.

O tumor de mama é o tipo mais frequente de câncer entre mulheres. Ao mesmo tempo, também é o que apresenta maior possibilidade de cura. O mastologista do Hospital da Mulher de Santo André, Guerino Barbalaco, alerta que é preciso fazer a primeira mamografia entre 35 e 40 anos. Depois dos 40, o exame deve ser feito anualmente. A cada retorno é importante levar a mamografia anterior para avaliar possíveis alterações. “A finalidade do rastreamento mamográfico é identificar um tumor ainda não palpável, quando a possibilidade de cura está acima de 95%”, explica o médico.

Diversos fatores de risco estão associados ao câncer de mama, entre os quais a herança genética. Mulheres com mãe, irmã ou filha que desenvolveram a doença devem ficar mais atentas. Porém, independente de casos na família, toda mulher deve fazer a mamografia a partir dos 40 anos – afinal, 90% a 95% dos casos de câncer de mama são esporádicos, ou seja, não familiares.

Outro fator de risco importante são os hábitos de vida, como obesidade, dieta desequilibrada e sedentarismo. Guerino Barbalaco aconselha alimentação saudável e atividades físicas, atitudes que podem ajudar na prevenção de qualquer tipo de câncer.



Comente esta matéria


Atenção! O comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do Diário Regional. Comentários discriminatórios ( contra raça, sexualidade, cor, crença e outros) , que violem a lei, a moral e os bons costumes poderão ser denunciados pelos internautas , removidos ou não publicados pela redação.
%d blogueiros gostam disto: