Diadema recebe Mosaico Literário | Diário Regional

Diadema recebe Mosaico Literário

05/02/2014 9:35
Print Friendly

Moreira de Acopiara é cordelista é participa do projeto - Foto: DivulgaçãoNos meses de março e abril, na Biblioteca Interativa de Inclusão Vila Nogueira e no Centro Cultural Nogueira, a palavra será apreciada como algo muito especial pela sua força e beleza. Nesses dois locais acontecerá o projeto Mosaico Literário – As Múltiplas Leituras da Palavra, envolvendo a realização de oficinas para formação de multiplicadores, apresentações de leituras de textos de autores brasileiros, vivências, contação de histórias e narrativas que envolvem sons, emoções e movimentos corporais.

A série de eventos será realizada pela premiada Cia. Luarnoar (Cooperativa Paulista de Teatro) e busca o incentivo à leitura de jovens e adultos. Também será garantido acesso a grupos normalmente esquecidos nas ações culturais, como as pessoas com deficiências e idosos. Outra preocupação dos criadores do projeto é trabalhar com o público que fica no entorno dos dois equipamentos. “Vamos divulgar as ações no bairro e convidar as pessoas para participarem do evento. Conhecer a palavra é importante, porque é uma das formas de estabelecer diálogo com o mundo”, afirma a atriz e contadora de histórias Nivanda Maria.

Nivanda argumenta ainda que a opção por atividade de difusão e formação tem o objetivo de promover o ingresso de referências literárias a partir do universo dos autores e das narrativas tradicionais e de cunho popular. “Por isso, entre os escritores apresentados estão textos de Câmara Cascudo, Clarice Lispector, João Guimarães Rosa, Manoel de Barros e Machado de Assis”, ressalta. Já a parte que trabalha a capacitação visa preparar educadores para a mediação de leitura, com o intuito de formar leitores autônomos e críticos.

Dançando e Bordando palavras – Mosaico Literário foi um dos contemplados do ProAc/2013 – “Estímulo à Leitura em Bibliotecas Municipais”, iniciativa do governo do Estado. Sua realização em Diadema envolve, além dos integrantes da Cia. Luarnoar, artistas da cidade como o poeta e cordelista Moreira de Acopiara, o escritor e filósofo Reni Andrade e a socióloga e narradora de história Cláudia Sarro.

O projeto traz ainda a professora e mestre em artes cênicas pela UNESP, Christina Trevisan, e a pesquisadora das obras de Guimarães Rosa e escritora Beth Ziani. A primeira na oficina “Dançando História” vai mostrar com expressar uma poesia, um texto através do movimento corporal e Ziani ensinará os participantes da oficina “Trançando Palavras” como bordar painéis de palavras. Depois de prontos os painéis serão expostos atribuindo ao bordado uma nova linguagem que pode representar arte, a história de uma pessoa ou a memória de uma comunidade.

Para o secretário de Cultura de Diadema, Gilberto de Souza Moura, receber um evento dessa magnitude ajuda a qualificar ainda mais a ação cultural no município e também formar multiplicadores. “Nossa produção artística é muito boa e quanto mais interagimos com outras linguagens mais se garante o acesso à cultura”, disse.

Toda a programação de Mosaico Literário será gratuita e quem participar receberá certificado. A média de integrantes por atividade será de 30 pessoas e em razão disso é necessário se inscrever para participar das ações culturais. já estão abertas e vão até o próximo dia 22, e podem se feitas via e-mail: mosaicoliterario2014@gmail.com ou diretamente na Biblioteca Interativa de Inclusão Vila Nogueira (Rua Marcos de Azeredo, 240, Vila Nogueira) no horário comercial. O telefone da Biblioteca para mais informações é 4071-9684.

Serviço – Mosaico Literário – As múltiplas Leituras da Palavra. Dias: 11 de março a 16 de abril de 2014. Locais: Biblioteca Interativa de Inclusão Vila Nogueira – Rua Bernardo Lobo, 263, Vila Nogueira. Tel. 4071-9684; e Centro Cultural Nogueira – Rua Marcos de Azeredo, 240, Vila Nogueira. Tel. 4071-9300.



Comente esta matéria


Atenção! O comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do Diário Regional. Comentários discriminatórios ( contra raça, sexualidade, cor, crença e outros) , que violem a lei, a moral e os bons costumes poderão ser denunciados pelos internautas , removidos ou não publicados pela redação.
%d blogueiros gostam disto: