Dano por elevação do mar supera custo de diques, revela estudo | Diário Regional

Dano por elevação do mar supera custo de diques, revela estudo

05/02/2014 6:47
Print Friendly

SÃO PAULO – Um estudo cruzou dados sobre o custo de construção de diques com projeções de aumento do nível do mar em razão do aquecimento global e concluiu que, apesarqa de essas obras serem caras, seu preço está longe de superar o do estrago que o avanço da linha d’água pode causar.

Para chegar à conclusão, os autores do trabalho, liderados pelo Fórum Global do Clima -uma rede de institutos de pesquisa, empresas e ONGs sediada na Alemanha- estudaram vários cenários de elevação do mar até 2100. O mais otimista considerou que o nível dos oceanos deve subir, em média, 25 cm, e o mais pessimista, 1,23 metro.

A diferença entre esses extremos afetaria de 0,2% a 4,6% da população mundial, aquela que vive em zonas costeiras de baixa elevação. Após isso, os cientistas estimaram o custo de construir diques para evitar a inundação dessas áreas: algo entre US$ 12 bilhões e US$ 71 bilhões.

O dano patrimonial nas áreas afetadas, porém, é estimado entre 0,3% e 9,3% do PIB global, cifra na ordem das centenas de bilhões ou até trilhões de dólares por ano. “Danos dessa magnitude dificilmente seriam tolerados”, escrevem os cientistas. O estudo saiu na revista “PNAS”.



Comente esta matéria


Atenção! O comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do Diário Regional. Comentários discriminatórios ( contra raça, sexualidade, cor, crença e outros) , que violem a lei, a moral e os bons costumes poderão ser denunciados pelos internautas , removidos ou não publicados pela redação.
%d blogueiros gostam disto: