Chioro dá pistas das prioridades de sua gestão | Diário Regional

Chioro dá pistas das prioridades de sua gestão

04/02/2014 9:42
Print Friendly

Alexandre Padilha transmitiu o cargo a Arthur Chioro - Foto: ABrBRASÍLIA – O recém-empossado ministro da Saúde, Arthur Chioro, fez uma fala longa durante a transmissão do cargo, ontem (3). Durante 50 minutos, agradeceu apoios políticos e técnicos, elencou fatos de sua trajetória e já deu pistas das prioridades que trará para a pasta.

Uma das novidades na Saúde deve ser a estruturação dos serviços hospitalares. Chioro disse ter recebido da presidente Dilma Rousseff a missão de implementar nova política nacional de atenção hospitalar.

“Venho de uma experiência concreta de reestruturação do modelo de cuidado hospitalar e sei que isso é possível, temos que ousar construir novos formatos e repensar a dinâmica do hospital moderno.”

Envolvido nisso, estão o apoio às instituições filantrópicas, a revisão de tarefas dos hospitais de pequeno porte e a priorização para internações domiciliares quando possível.

Chioro ainda citou a necessidade de reforçar a política antitabagista e de prevenção ao consumo do álcool, a política de atenção à saúde mental, a expansão de serviços de média complexidade e a necessidade de encontrar uma “solução definitiva” para os hospitais federais do Rio de Janeiro.

Transmissão badalada

A transmissão do cargo de ministro lotou o auditório da Saúde, com a presença de funcionários do ministério, representantes da indústria farmacêutica e de conselhos de gestores locais da saúde, além de parlamentares. Nem todos que tentaram entrar no auditório conseguiram, e tiveram que acompanhar o evento por telões instalados em outras duas salas.

Estavam presentes os ex-ministros da Saúde José Gomes Temporão e Humberto Costa (ambos do governo Lula), e as atuais ministras Miriam Belchior (Planejamento) e Eleonora Menicucci (Mulheres).

Fausto dos Santos, ex-diretor da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), e que atualmente ocupava um cargo de diretor na secretaria de atenção à saúde, será o novo secretário-executivo da pasta.



Comente esta matéria


Atenção! O comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do Diário Regional. Comentários discriminatórios ( contra raça, sexualidade, cor, crença e outros) , que violem a lei, a moral e os bons costumes poderão ser denunciados pelos internautas , removidos ou não publicados pela redação.
%d blogueiros gostam disto: