Projeto em Ribeirão Pires forma primeiras turmas de jardinagem e paisagismo | Diário Regional

Projeto em Ribeirão Pires forma primeiras turmas de jardinagem e paisagismo

03/02/2014 10:30
Print Friendly

O Instituto Acqua promove, no dia 4 de fevereiro (terça-feira), uma solenidade de encerramento das duas primeiras turmas dos cursos de Jardinagem e Paisagismo do projeto Comunidade Viva e abertura da primeira turma de 2014. O evento será das 9h às 12h, na Rua Diamantino de Oliveira, 220, Parque Pérola da Serra, em Ribeirão Pires.

Idealizado pelo Instituto Acqua, o Comunidade Viva foi contemplado no concurso de projetos da Petrobras, no ano de 2012, e conta com o apoio da Prefeitura Municipal da Estância Turística de Ribeirão Pires, que cedeu o espaço para a realização das aulas práticas. Ao longo dos dois anos previstos de patrocínio, o Acqua capacitará quatro turmas oferecendo aulas gratuitas sobre paisagismo e jardinagem para pessoas com mais de 18 anos. A parceria com a prefeitura já possibilitou aos alunos desenvolver no Parque Pérola da Serra, em Ribeirão Pires, um projeto paisagístico criado em sala de aula. Os participantes do curso alteraram parte da área verde, melhorando o aspecto do espaço público.

O evento de encerramento contará com a presença de diversas autoridade e uma palestra ministrada por Maria José de Andrade Filha, diretora da UMAPAZ (Universidade Aberta de Meio Ambiente e Cultura de Paz. “A UMAPAZ herdou na sua fundação, em 2005, um curso de Jardinagem gratuito, da Secretaria do Verde da Prefeitura de São Paulo, com quase 40 anos de existência. Já são quase 500 turmas! É um exemplo de projeto de sucesso e queremos compartilhar essa experiência com nossos alunos”, ressalta Mariza Labrada, diretora de projetos do Instituto Acqua.

CAPACITAÇÃO PARA O MERCADO

A finalidade da formação no Comunidade Viva é qualificar interessados na área de jardinagem e paisagismo, facilitando o ingresso no mercado de trabalho por meio de um curso prático e aprofundado.

O curso supre uma demanda local diagnosticada junto à Prefeitura de Ribeirão Pires. Muitas empresas buscam profissionais de jardinagem e paisagismo na cidade, mas falta mão de obra qualificada.

Desde março de 2013, os alunos já tiveram aulas sobre plantio e colheita, conhecimento de solo, mata ciliar e plantio em área de manancial, entre outros temas. E a teoria já pôde ser colocada em prática nos parques municipais de Ribeirão Pires com técnicas diferenciadas para o mercado.

INSCRIÇÕES ABERTAS

As inscrições para participar da próxima turma ficam abertas durante todo o ano e podem ser feitas na sede do Instituto Acqua, localizado na Praça Sabará, 67, Jardim Santa Cruz, Ribeirão Pires. Será respeitada a ordem de inscritos para o preenchimento das 25 vagas em aberto. O curso já conta com 70 pessoas em lista de espera.

As aulas começam em agosto e acontecem de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h. A carga horária é de 300 horas (aproximadamente cinco meses).

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4823-1800.



1 Comentário

  • Petistão

    O que eu vi no Pérola da Serra foi corte de várias árvores, agora sei quem foram os responsáveis, paisagismo de madame consiste em concreto e vidro, sendo assim vamos desmatar toda Ribeirão este é o projeto do Benevides!

Comente esta matéria


Atenção! O comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do Diário Regional. Comentários discriminatórios ( contra raça, sexualidade, cor, crença e outros) , que violem a lei, a moral e os bons costumes poderão ser denunciados pelos internautas , removidos ou não publicados pela redação.
%d blogueiros gostam disto: