Estudo da Unicamp afirma que período de chuva pode atrasar | Diário Regional

Estudo da Unicamp afirma que período de chuva pode atrasar

02/02/2014 6:00
Print Friendly

São Paulo – O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) considera que a primeira quinzena deste mês tenha condições de tempo e clima semelhantes às do fim de janeiro, com poucas chuvas e muito calor. A dificuldade tem sido o bloqueio atmosférico que mantém parado o ar quente e seco na região.

Temporais isolados, porém, têm dado falsa sensação de que chove bastante. “Além de essas chuvas ocorrerem na capital, não afetando a área onde os rios e reservatórios do sistema são abastecidos, elas têm vindo em forma de tempestade, que não serve para reabastecer o sistema”, afirma o secretário executivo do Consórcio das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, Francisco Lahoz.

A esperança vem de um estudo feito por pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), coordenado pelo professor Antonio Carlos Zufo, que aponta que o período de chuvas em 2014 pode ser atrasado e invadir meses historicamente de seca. “Em julho, mês que sempre chove pouco, já foi registrado um nível atípico de precipitações (74,1 milímetros, ante a média de 49,9 mm).”

 



Comente esta matéria


Atenção! O comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do Diário Regional. Comentários discriminatórios ( contra raça, sexualidade, cor, crença e outros) , que violem a lei, a moral e os bons costumes poderão ser denunciados pelos internautas , removidos ou não publicados pela redação.
%d blogueiros gostam disto: